
EUA aprovam remédio que fez cabelo crescer em 35% dos pacientes com tipo grave de calvície
Baricitinibe é o primeiro medicamento sistêmico a obter autorização de órgão regulador norte-americano para o tratamento de alopecia areata
Por: R7
Publicado em 17 de Junho de 2022 as 10:10 Hrs
A FDA (agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) aprovou nesta semana o primeiro medicamento sistêmico para o tratamento de um tipo severo de calvície: a alopecia areata, caracterizada pela perda irregular e aguda de cabelo.
O medicamento baricitinibe (nome comercial Olumiant) foi submetido a testes que mostraram o retorno da cobertura capilar em até 35% dos pacientes que já haviam perdido pelo menos 50% do volume de fios por causa da doença, em comparação com o grupo que havia tomado placebo.
A droga conseguiu elevar a cobertura capilar do couro cabeludo para pelo menos 80% na 36ª semana de uso, segundo comunicado da FDA.
O Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento descreve a alopecia areata como "uma doença autoimune que afeta indivíduos geneticamente suscetíveis expostos a gatilhos ambientais indefinidos" e acrescenta que ela "ocasionalmente coexiste com vitiligo autoimune ou tireoidite".
Em determinados casos, a alopecia areata pode levar à perda total dos cabelos, barba, sobrancelha e cílios, como ocorre com a atriz Jada Pinkett Smith, mulher do ator Will Smith.
Estudos anteriores sugerem que a prevalência de alopecia areata ao longo da vida na população mundial é de 2%. Nos Estados Unidos, a FDA estima que cerca de 300 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença a cada ano.
Até então, os tratamentos disponíveis envolviam injeções de corticoides (anti-inflamatórios) e uso de antralina e/ou minoxidil tópicos, entre outras drogas destinadas a doenças autoimunes.
Os estudos demonstraram que os efeitos colaterais registrados foram: infecções do trato respiratório superior, dor de cabeça, acne, níveis elevados de colesterol, aumento dos marcadores sanguíneos relacionados ao músculo, infecções do trato urinário, níveis elevados de enzimas hepáticas, inflamação dos folículos pilosos, fadiga , infecções do trato respiratório inferior, náuseas, infecção genital por fungos, contagem baixa de glóbulos vermelhos, contagem baixa de glóbulos brancos, dor abdominal, herpes zoster e aumento de peso.
O laboratório desenvolvedor do medicamento, Eli Lilly, garante que a incidência dos efeitos adversos foi baixa, causando uma taxa de abandono de, em média, 2,2%.
"A aprovação de hoje ajudará a atender a uma necessidade significativa não atendida de pacientes com alopecia areata grave", disse em comunicado o diretor da Divisão de Dermatologia e Odontologia do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, Kendall Marcus.
O sinal verde da FDA, uma agência considerada referência mundial, é o passo para que fabricantes solicitem o registro de medicamentos em outros órgãos reguladores, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte