Estudo promissor melhora tratamento para certos tipos de câncer de mama
Cientistas constataram que a descoberta precoce de uma mutação genética nos tumores pode facilitar a adaptação da terapia
Por: R7
Publicado em 30 de Setembro de 2022 as 17:14 Hrs
Um estudo publicado nesta sexta-feira (30) mostrou que é possível frear a progressão de certos tipos de câncer de mama com a descoberta precoce da mutação genética no centro dos tumores e, a partir disso, adaptar o tratamento.
O relatório, publicado no Lancet Oncology, uma das principais revistas sobre o câncer, é o primeiro do tipo "a mostrar um benefício clínico significativo depois de, anteriormente, direcionar a mutação bESR1", resumem os autores.
Em um câncer de mama, as células do tumor evoluem com o tempo e, dependendo de certas mutações, podem se tornar resistentes aos tratamentos utilizados.
Os autores desse estudo, organizado em dezenas de hospitais franceses pelo oncologista François Clément Bidard, avaliaram que é importante detectar a mutação bESR1 a tempo e agir em conformidade.
Para detectar essa mutação, utilizaram uma técnica que vem sendo promissora nos últimos anos dentro dos estudos de câncer: a "biópsia líquida".
Diferentemente da biópsia clássica, uma operação potencialmente complexa e com consequências para a paciente, o objetivo é estudar o conteúdo dos tumores sem precisar extrair tecido da própria mama.
Em seu lugar, basta uma simples coleta de sangue. O sangue das pacientes contém uma pequena parte do DNA vindo das células cancerígenas. Isso torna cada vez mais fácil isolar e estudar a doença.
Formaram-se dois grupos de aproximadamente 80 pacientes com essa mutação. Uma parte seguiu recebendo o tratamento original, já a outra mudou para o medicamento fulvestrant.
No segundo grupo, a progressão do câncer foi interrompida por uma duração média maior, por vários meses.
Além da mutação única do bESR1, os autores consideram que o uso da biópsia líquida e a rápida troca de tratamento poderia servir de modelo para futuras estratégias terapêuticas.
No entanto, esse estudo tem várias limitações. Em primeiro lugar, não avalia se essa mudança de tratamento realmente melhora a sobrevivência da paciente. Por outro lado, a pesquisa só examina um tipo específico de câncer de mama, no qual o tumor é receptivo ao estrogênio.
Essa condição é a que permite o funcionamento dos tratamentos hormonais utilizados no estudo. Isso não inclui, por exemplo, os chamados cânceres "triplo negativos", que são os mais mortais porque são os mais difíceis de tratar.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
12:28
Onze alunos passam mal em escola municipal de Brasnorte e são levados ao hospital; Educação abre investigação
Nutricionista explica protocolos rígidos da merenda escolar e secretário lamenta episódio considerado atípico na rede municipal
12:05
Superlotada, cadeia de Juína/MT é parcialmente interditada
Decisão judicial proíbe nova entrada de presos até que a população carcerária seja reduzida ao limite legal. Estado tem 30 dias para apresentar plano de ação.
18:05
PM apreende 583 munições, três armas de fogo em Aripuanã
Militares abordaram condutor de caminhonete em uma zona rural; suspeito alegou ser CAC, mas não apresentou registro
15:03
Região noroeste: Veja a população estimada dos municípios em 2025
Juína lidera em população nas estimativas do IBGE.
19:25
Nexa reforça compromisso com diversidade e inclusão em debate na Expominério 2025
A gerente geral de RH da Nexa participou de painel sobre D&I no primeiro dia da Expominério, em Cuiabá
MAIS LIDAS
Onze alunos passam mal em escola municipal de Brasnorte e são levados ao hospital; Educação abre investigação
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína






