Contraceptivo masculino deve estar disponível em até 12 meses, dizem cientistas
De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Indiano de Tecnologia, os testes finais da injeção contraceptiva masculina ? que pode ser revertida ? foram concluídos e devem durar, em média, 10 anos.
Por: R7
Publicado em 19 de Setembro de 2022 as 15:39 Hrs
Uma injeção contraceptiva masculina que dura 10 anos – e pode até impedir que os homens passem o HIV aos parceiros – deve estar disponível dentro de um ano, acreditam os especialistas. A técnica chamada Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) cria uma barreira de gel no corpo masculino que impede que o esperma seja capaz de fertilizar um óvulo uma vez que eles passam por ele.
Os testes finais foram concluídos por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia e especialistas acreditam que a dose pode estar disponível nos próximos 12 meses. Isso ofereceria aos homens uma solução mais simples e menos permanente do que uma vasectomia, segundo os especialistas, ao mesmo tempo em que seria reversível a qualquer momento e menos doloroso que tal procedimento.
No entanto, os pesquisadores que investigam a adoção da contracepção masculina estão preocupados que os homens evitem o procedimento. A Dra. Amanda Wilson, psicóloga de saúde pública da Universidade de Montfort, na Inglaterra, recentemente realizou pesquisas sobre se homens e mulheres achariam a nova vacina aceitável e descobriu que os homens estavam muito hesitantes.
Sua equipe ligou a hesitação a um declínio geral nos homens que optam por vasectomias. Em discurso realizado no Festival Britânico de Ciência (BSF) em Leicester, Wilson disse: "Para uma pílula masculina, ainda estamos olhando entre 30 e 50 anos, mas a Risug é o contraceptivo masculino que está mais perto de chegar ao mercado”, declarou a doutora.
De acordo com Wilson, está sendo vista uma diminuição significativa nas vasectomias e isso não é exclusivo do Reino Unido, e que vem acontecendo na maioria dos países de alta renda. "Os cientistas não sabem por que isso está acontecendo. Mas até conseguirmos essa aceitabilidade social da vasectomia globalmente, não haverá tanta aceitabilidade social para a Risug”, comentou.
Wilson falou que é preciso que esses produtos cheguem ao mercado para saber o que as pessoas realmente farão. “Uma coisa é dizer que não vou usar isso ou vou usar hipoteticamente. Eu acho que muito disso aqui vai depender do que os profissionais de saúde estão dispostos a apoiar também", disse.
A Risug trabalha injetando uma quantidade de gel nos tubos pelos quais o esperma passa completamente em seu caminho dos testículos ao pênis. Quando entra em contato com o esperma, ele rompe suas caudas para que sejam incapazes de fertilizar um óvulo, mesmo que o sêmen ainda seja expelido.
A Dra. Wilson disse que o procedimento poderia ajudar as mulheres que lutam com os efeitos secundários ao tomar o comprimido contraceptivo, mas não pode confiar totalmente em seu parceiro para tomar o comprimido. "Acho que as mulheres achariam um benefício real se não tivessem que se preocupar com o parceiro tomando uma pílula", disse ela.
O procedimento leva apenas alguns minutos e é reversível com uma injeção rápida de água e bicarbonato de sódio para expulsar o gel. As experimentações igualmente mostraram que os efeitos secundários são mínimos. Os cientistas também descobriram que a injeção impede que o HIV seja transmitido e pode parar outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:01
Lacen detecta circulação de variante da Influenza A em MT; vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde
Processo realizado pelo laboratório, em parceria com unidade de referência regional em São Paulo, é importante para subsidiar o conhecimento dos vírus circulantes no país
09:00
Governador determina reabertura do cadastramento de pescadores para receber auxílio do Repesca e aumenta prazo para 5 anos
Medida foi anunciada nesta sexta-feira (22.5) na Assembleia Legislativa; Governo também vai rediscutir a Lei do Transporte Zero
18:57
Safra da borracha nativa começa com planejamento em comunidades indígenas e ribeirinhas de Mato Grosso
Durante os encontros, os participantes debateram temas como o início dos cortes da seringa, calendário de produção, logística, levantamento de insumos, metas da safra.
18:42
Biodiverso leva exposição 'Olhar da Floresta' para cidades e fortalece vozes da Amazônia
As exposições ocorreram ao longo do mês de abril, período que antecede o Dia dos Povos Indígenas.
18:17
Justiça nega liminar do MP para suspender licitação da PPP do saneamento em Tangará
O Ministério Público queria parar o processo apontando problemas nas regras da disputa. Porém, o juiz entendeu que não há motivos para barrar o andamento do trabalho
07:43
Brasnorte conquista destaque nacional em prêmio do Sebrae por incentivo ao turismo e empreendedorismo
Município mato-grossense foi reconhecido durante a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizada em Brasília
15:57
Operação Território Livre reforça combate ao crime e intensifica fiscalização em Brasnorte
Ação da Polícia Militar já resultou na apreensão de drogas, arma de fogo e mais de 30 veículos irregulares no município
13:19
Promotor explica inquérito civil sobre estruturas esportivas de Juína e defende melhorias no município
O Ministério Público instaurou o procedimento para analisar se de fato precisa de reparos e o que o município está fazendo para regularizar essa situação.
13:03
Cresol destaca crescimento em Mato Grosso e campanha com prêmios de até R$ 1 milhão
Durante entrevista à Band FM de Juína, o gerente de agência Luciano Lagoas falou sobre a expansão da instituição, os diferenciais da cooperativa e a campanha 'Cooperar é Ganhar'.
23:07
Três mortos em confronto com a PM em Juína são identificados; suspeitos seriam de Cuiabá
A ação ocorreu após informações levantadas pelas forças de segurança indicarem a presença do grupo criminoso na cidade.
MAIS LIDAS
Biodiverso leva exposição 'Olhar da Floresta' para cidades e fortalece vozes da Amazônia
Justiça nega liminar do MP para suspender licitação da PPP do saneamento em Tangará
Safra da borracha nativa começa com planejamento em comunidades indígenas e ribeirinhas de Mato Grosso
Governador determina reabertura do cadastramento de pescadores para receber auxílio do Repesca e aumenta prazo para 5 anos
Lacen detecta circulação de variante da Influenza A em MT; vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde



