Contraceptivo masculino deve estar disponível em até 12 meses, dizem cientistas
De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Indiano de Tecnologia, os testes finais da injeção contraceptiva masculina ? que pode ser revertida ? foram concluídos e devem durar, em média, 10 anos.
Por: R7
Publicado em 19 de Setembro de 2022 as 15:39 Hrs
Uma injeção contraceptiva masculina que dura 10 anos – e pode até impedir que os homens passem o HIV aos parceiros – deve estar disponível dentro de um ano, acreditam os especialistas. A técnica chamada Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) cria uma barreira de gel no corpo masculino que impede que o esperma seja capaz de fertilizar um óvulo uma vez que eles passam por ele.
Os testes finais foram concluídos por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia e especialistas acreditam que a dose pode estar disponível nos próximos 12 meses. Isso ofereceria aos homens uma solução mais simples e menos permanente do que uma vasectomia, segundo os especialistas, ao mesmo tempo em que seria reversível a qualquer momento e menos doloroso que tal procedimento.
No entanto, os pesquisadores que investigam a adoção da contracepção masculina estão preocupados que os homens evitem o procedimento. A Dra. Amanda Wilson, psicóloga de saúde pública da Universidade de Montfort, na Inglaterra, recentemente realizou pesquisas sobre se homens e mulheres achariam a nova vacina aceitável e descobriu que os homens estavam muito hesitantes.
Sua equipe ligou a hesitação a um declínio geral nos homens que optam por vasectomias. Em discurso realizado no Festival Britânico de Ciência (BSF) em Leicester, Wilson disse: "Para uma pílula masculina, ainda estamos olhando entre 30 e 50 anos, mas a Risug é o contraceptivo masculino que está mais perto de chegar ao mercado”, declarou a doutora.
De acordo com Wilson, está sendo vista uma diminuição significativa nas vasectomias e isso não é exclusivo do Reino Unido, e que vem acontecendo na maioria dos países de alta renda. "Os cientistas não sabem por que isso está acontecendo. Mas até conseguirmos essa aceitabilidade social da vasectomia globalmente, não haverá tanta aceitabilidade social para a Risug”, comentou.
Wilson falou que é preciso que esses produtos cheguem ao mercado para saber o que as pessoas realmente farão. “Uma coisa é dizer que não vou usar isso ou vou usar hipoteticamente. Eu acho que muito disso aqui vai depender do que os profissionais de saúde estão dispostos a apoiar também", disse.
A Risug trabalha injetando uma quantidade de gel nos tubos pelos quais o esperma passa completamente em seu caminho dos testículos ao pênis. Quando entra em contato com o esperma, ele rompe suas caudas para que sejam incapazes de fertilizar um óvulo, mesmo que o sêmen ainda seja expelido.
A Dra. Wilson disse que o procedimento poderia ajudar as mulheres que lutam com os efeitos secundários ao tomar o comprimido contraceptivo, mas não pode confiar totalmente em seu parceiro para tomar o comprimido. "Acho que as mulheres achariam um benefício real se não tivessem que se preocupar com o parceiro tomando uma pílula", disse ela.
O procedimento leva apenas alguns minutos e é reversível com uma injeção rápida de água e bicarbonato de sódio para expulsar o gel. As experimentações igualmente mostraram que os efeitos secundários são mínimos. Os cientistas também descobriram que a injeção impede que o HIV seja transmitido e pode parar outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
Prefeito de Juína veta aumento do repasse para a Câmara e devolve 'bomba' aos vereadores
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
TRE suspende julgamento que poderia cassar o mandato do presidente da Câmara de Brasnorte
Prefeito alega inconstitucionalidade e desvio do interesse público para vetar proposta da Câmara de Juína
Numa tacada só, vereadores de Juína aprovam emendas impositivas e aumento de diárias
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte







