
Colniza é lanterna na vacinação contra a Covid; Outras 3 cidades da região estão na lista
Coordenador da Saúde local diz que moradores desconfiam da eficácia dos imunizantes
Por: VITÓRIA GOMES
Publicado em 22 de Novembro de 2021 as 09:38 Hrs
Apesar do avanço na vacinação contra a Covid na maioria dos municípios de Mato Grosso, algumas prefeituras ainda encontram dificuldades em completar a imunização da população.
A pior situação vive Colniza, seguida por Vila Rica (2ª) e Pedra Preta (3º). Os dados são do ranking de aplicação de vacina disponibilizado pelo Governo do Estado.
As informações foram atualizadas na última quarta-feira (17) e correspondem a aplicação da segunda dose em comparação ao número de população vacinável de cada município.
No caso de Colniza, que aparece como a cidade com menor porcentagem de vacinação, o Estado contabilizou a entrega de 31.439 doses. No entanto, apenas 8.177 foram aplicadas.
Com esses números, o Município acabou entrando na lista de alerta do ranking, que incluiu aqueles com adesão menor ou igual a 50% da população vacinável.
O coordenador da Secretaria de Saúde de Colniza, Luciano Campos Silva, confirma que a situação é preocupante. No entanto, explica que a baixa adesão não é por falta de campanha ou empenho dos profissionais de saúde.
Luciano explica que grande parte da população vacinável não acredita na eficácia da imunização. Segundo o coordenador, eles são influenciados por líderes religiosos e pelo presidente Jair Bolsonaro, que muitas vezes minimizam a importância da vacinação ou até mesmo dizem que elas fazem mal.
“Aqui infelizmente o pessoal não tem um senso crítico para saber o que é verdade. Desde adolescentes até os mais velhos acreditam em tudo que está no WhatsApp. Eles acham que a vacina vai matar as pessoas, que são usadas para fazer testes”, relata.
A grave situação já perdura desde o início da pandemia. Mesmo com todos os esforços e campanhas por parte de equipes de saúde, a população se recusa a vacinar e isto só piorou em relação à segunda dose.
Campanhas e tentativas
Durante dois meses, até a semana passada, a secretaria levantou os nomes de todas as pessoas que ainda não haviam tomado a segunda dose e mobilizou equipes de enfermeiros para ir de casa em casa imunizar aqueles que faltavam.
Porém, como resposta, recebiam afirmações como: “Não, porque o presidente falou e eu acredito nele"; não vou tomar vacina”; “tomei na primeira vez por pressão da família, mas agora não”.
Em um dos casos, os profissionais chegaram a andar mais de 135 quilômetros em um dia para ir em cada propriedade nas regiões mais remotas do Município, mas só conseguiram vacinar oito pessoas.
O prefeito Milton Amorim (PSC) chegou a decretar a exigência do passaporte da vacina para tentar reverter a baixa adesão e por um tempo funcionou, com o Município chegando a vacinar mil pessoas por dia. No entanto, a população criticou e pressionou o líder até que ele revogasse o decreto.
Hoje Luciano contabiliza que, em dias bons, os profissionais conseguem vacinar cerca de 30 pessoas por dia. A maior aceitação vem dos moradores de 30 a 40 anos.
“Você faz das tripas coração para fazer algo para a população e o Governo Federal só joga em cima do Município”, afirma.
“Se o Governo ajudasse com algo institucional, como em campanhas mais antigas, colaborando com a pauta da saúde, dando o exemplo, acho que teria uma melhor adesão”, finaliza.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS