
Colniza é lanterna na vacinação contra a Covid; Outras 3 cidades da região estão na lista
Coordenador da Saúde local diz que moradores desconfiam da eficácia dos imunizantes
Por: VITÓRIA GOMES
Publicado em 22 de Novembro de 2021 as 09:38 Hrs
Apesar do avanço na vacinação contra a Covid na maioria dos municípios de Mato Grosso, algumas prefeituras ainda encontram dificuldades em completar a imunização da população.
A pior situação vive Colniza, seguida por Vila Rica (2ª) e Pedra Preta (3º). Os dados são do ranking de aplicação de vacina disponibilizado pelo Governo do Estado.
As informações foram atualizadas na última quarta-feira (17) e correspondem a aplicação da segunda dose em comparação ao número de população vacinável de cada município.
No caso de Colniza, que aparece como a cidade com menor porcentagem de vacinação, o Estado contabilizou a entrega de 31.439 doses. No entanto, apenas 8.177 foram aplicadas.
Com esses números, o Município acabou entrando na lista de alerta do ranking, que incluiu aqueles com adesão menor ou igual a 50% da população vacinável.
O coordenador da Secretaria de Saúde de Colniza, Luciano Campos Silva, confirma que a situação é preocupante. No entanto, explica que a baixa adesão não é por falta de campanha ou empenho dos profissionais de saúde.
Luciano explica que grande parte da população vacinável não acredita na eficácia da imunização. Segundo o coordenador, eles são influenciados por líderes religiosos e pelo presidente Jair Bolsonaro, que muitas vezes minimizam a importância da vacinação ou até mesmo dizem que elas fazem mal.
“Aqui infelizmente o pessoal não tem um senso crítico para saber o que é verdade. Desde adolescentes até os mais velhos acreditam em tudo que está no WhatsApp. Eles acham que a vacina vai matar as pessoas, que são usadas para fazer testes”, relata.
A grave situação já perdura desde o início da pandemia. Mesmo com todos os esforços e campanhas por parte de equipes de saúde, a população se recusa a vacinar e isto só piorou em relação à segunda dose.
Campanhas e tentativas
Durante dois meses, até a semana passada, a secretaria levantou os nomes de todas as pessoas que ainda não haviam tomado a segunda dose e mobilizou equipes de enfermeiros para ir de casa em casa imunizar aqueles que faltavam.
Porém, como resposta, recebiam afirmações como: “Não, porque o presidente falou e eu acredito nele"; não vou tomar vacina”; “tomei na primeira vez por pressão da família, mas agora não”.
Em um dos casos, os profissionais chegaram a andar mais de 135 quilômetros em um dia para ir em cada propriedade nas regiões mais remotas do Município, mas só conseguiram vacinar oito pessoas.
O prefeito Milton Amorim (PSC) chegou a decretar a exigência do passaporte da vacina para tentar reverter a baixa adesão e por um tempo funcionou, com o Município chegando a vacinar mil pessoas por dia. No entanto, a população criticou e pressionou o líder até que ele revogasse o decreto.
Hoje Luciano contabiliza que, em dias bons, os profissionais conseguem vacinar cerca de 30 pessoas por dia. A maior aceitação vem dos moradores de 30 a 40 anos.
“Você faz das tripas coração para fazer algo para a população e o Governo Federal só joga em cima do Município”, afirma.
“Se o Governo ajudasse com algo institucional, como em campanhas mais antigas, colaborando com a pauta da saúde, dando o exemplo, acho que teria uma melhor adesão”, finaliza.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte