
Casos de varíola dos macacos triplicaram na Europa nas duas últimas semanas, diz OMS
Organização Mundial da Saúde pediu ação "urgente e coordenada" contra proliferação da doença
Por: CNN
Publicado em 04 de Julho de 2022 as 17:12 Hrs
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nota nesta sexta-feira (1°) afirmando que os casos de varíola dos macacos na Europa triplicaram nas duas últimas semanas. A OMS pediu uma ação “urgente e coordenada” contra proliferação da doença, visto que a região continua sendo o epicentro mundial.
O comunicado é assinado pelo Diretor Regional da instituição para a Europa, Dr. Hans Henri P. Kluge, que pontuou que o risco de varíola na região é alto, “dada a ameaça contínua à saúde pública e a rápida propagação”.
Kluge observou que, por mais que o Comitê de Emergência do RSI tenha aconselhado que o surto não seja considerado Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, esta posição será reavaliada “em breve”.
Conforme os dados apresentados, a Europa representa quase 90% dos casos confirmados em laboratório relatados no mundo desde meados de maio. Ao todo, na região europeia, 31 países relataram casos, com “novos casos triplicando no mesmo período para mais de 4.500 confirmados em laboratório”.
A maioria dos pacientes tem entre 21 e 40 anos de idade, e 99% eram do sexo masculino. A maior parte deste grupo, que se tem informações, é composto por homens que fazem sexo com outros homens. Ainda assim, também foram confirmadas infecções entre membros da família, contatos heterossexuais e não sexuais, inclusive entre crianças.
Até onde se sabe, cerca de 10% dos pacientes foram internados para tratamento ou isolamento, e um paciente foi internado em UTI. Não foram relatadas mortes.
Quanto aos sintomas, os principais foram erupção cutânea, febre, fadiga, dores musculares, vômitos, diarreia, calafrios, dor de garganta ou dor de cabeça.
O doutor Hans Kluge destacou que os países precisam aumentar rapidamente a vigilância contra a doença, o que inclui sequenciamento genético e capacidade de diagnóstico laboratorial e resposta. Além disso, é necessário que a comunicação com o público geral serja feita de maneira “compreensível”.
Por fim, Kluge avaliou que o surto testa, mais uma vez, “a determinação política de cada Estado-Membro e da Região Europeia como um todo”, requisitando “compromisso político firme complementado por investimentos sólidos em saúde pública”.
“Não desperdicemos esta oportunidade, mas capitalizemos a experiência da pandemia de Covid-19 para fazer o que é certo – rápida e decisivamente, em benefício de toda a nossa Região e além”, pontuou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas