Após ser retomada, vacina de Oxford terá mais 5 mil voluntários no Brasil
Anvisa autorizou ampliação dos testes, que contariam com 5 mil participantes no país
Por: Exame
Publicado em 15 de Setembro de 2020 as 15:58 Hrs
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a inclusão de mais 5.000 voluntários brasileiros nos estudos da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.
Originalmente, os testes no país contariam com 5.000 participantes, número ampliado para 10.000 após pedido da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena os estudos no Brasil, e aval da Anvisa.
Passarão a fazer parte do ensaio clínico voluntários de Natal, Porto Alegre e Santa Maria. Os testes nesses centros serão conduzidos pelo Centro de Pesquisas Clínicas de Natal (CPClin), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), respectivamente. Os novos participantes se somarão aos voluntários recrutados em São Paulo, Rio e Salvador.
De acordo com a Unifesp, não haverá uma divisão exata do número de voluntários em cada local. “Será livre recrutamento, até alcançar o número de 5.000 selecionados”, disse a instituição, em nota.
A partir de agora, idosos também poderão ser recrutados para o estudo. Inicialmente, somente participantes com menos de 60 anos eram aceitos.
Segue valendo a regra de priorizar a inclusão de profissionais de saúde e outros trabalhadores em funções com alto risco de exposição ao coronavírus, como motoristas de ambulância, seguranças de hospitais e agentes de limpeza desses estabelecimentos.
“Isso é extremamente importante porque incluímos nessa fase pessoas que sabidamente têm risco mais elevado de complicações à covid-19 e, assim, o estudo pode refletir ainda mais a realidade. Isso, além de ampliarmos bastante o número de participantes, o que dará ainda mais robustez na análise de dados relacionados à segurança e eficácia da vacina”, disse, em nota, a professora Lily Weckx, responsável por liderar o estudo da vacina no Brasil.
A vacina de Oxford está sendo testada ainda no Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos. Na semana passada, os estudos foram suspensos globalmente pela AstraZeneca após uma participante britânica apresentar reação adversa grave.
Os testes ficaram interrompidos por quatro dias para que um comitê independente de especialistas avaliasse se a intercorrência tinha relação com a vacina. Ao final da análise, o grupo concluiu que os estudos poderiam ser continuados e tiveram autorização dos órgãos regulatórios do Reino Unido e do Brasil para a retomada.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:30
Dívida milionária de frigorífico em Juruena mobiliza Acrimat, que orienta pecuaristas lesados
Segundo a Acrimat, os débitos acumulados vêm causando prejuízos significativos e aumentando a insegurança no setor pecuário local.
15:56
Mulher é encontrada morta dentro de casa em Brasnorte; polícia investiga feminicídio
Vítima foi localizada dentro de casa com sinais de violência; suspeito está foragido
09:36
Polícia Civil localiza suspeito e apreende armas de fogo e munições durante diligências em Tangará
Após buscas na região, o suspeito foi interceptado
18:34
Vereadora denuncia supostas irregularidades na Câmara de Juína e é interrompida durante sessão
Parlamentar acusa presidente de descumprir regimento interno e questiona inclusão de projeto fora da pauta
18:19
Dia Mundial da Atividade Física reforça importância da prática para saúde e qualidade de vida em Juína
Destaca crescimento da prática esportiva no município e anuncia nova edição da Corrida Vale do Juruena
17:51
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Tangará
O réu foi sentenciado a 16 anos e dois meses de reclusão, devendo cumprir a pena inicialmente em regime fechado.
17:25
Capacitação em saúde mental reúne profissionais da região em Juína
O município conta atualmente com uma estrutura considerada referência na região, com equipes multidisciplinares atuando na prevenção e no acompanhamento dos pacientes.
17:03
Mulher morre e motorista fica ferido em grave acidente na Avenida Nilo Torres em Tangará
A vítima, identificada como Romilda Aparecida de Souza, de 55 anos, era passageira do automóvel de passeio. Com a força do impacto, ela sofreu ferimentos incompatíveis com a vida e teve o óbito constatado no local pelas equipes de emergência
17:03
Acidente envolvendo cinco veículos é registrado em Juína
A 14ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Juína foi acionada e esteve no local prestando atendimento.
09:11
Prefeitura intensifica conscientização sobre uso de bicicletas e motocicletas elétricas em Juína
A campanha segue sendo realizada em diversos pontos da cidade, com abordagens educativas e orientações diretas aos condutores.
MAIS LIDAS
Acidente entre motocicletas deixa dois mortos em Brasnorte
Vereadora denuncia supostas irregularidades na Câmara de Juína e é interrompida durante sessão
Dia Mundial da Atividade Física reforça importância da prática para saúde e qualidade de vida em Juína
Mulher morre e motorista fica ferido em grave acidente na Avenida Nilo Torres em Tangará
Polícia Civil localiza suspeito e apreende armas de fogo e munições durante diligências em Tangará
Prefeitura intensifica conscientização sobre uso de bicicletas e motocicletas elétricas em Juína
Acidente envolvendo cinco veículos é registrado em Juína

