Variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul é detectada no interior de SP
Presidente do Instituto Butantan diz que ainda não se sabe se a variante, encontrada em uma mulher de 34 anos de Sorocaba, é a da África do Sul ou uma nova
Por: G1
Publicado em 01 de Abril de 2021 as 10:22 Hrs
O governo de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (31), ter detectado no interior do estado um caso de uma variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul.
Nos laboratórios do Butantan, os cientistas analisam o material genético do coronavírus. As três variantes que mais preocupam o mundo são a do Reino Unido, a brasileira - chamada de P1 e identificada primeiro em Manaus -, e a da África do Sul.
Em São Paulo, no momento, a P1 é a que domina. Mas, nesta quarta, os pesquisadores informaram que foi identificada em Sorocaba, a 100 quilômetros de São Paulo, uma variante geneticamente igual à da África do Sul. Ela contaminou uma mulher de 34 anos, que não viajou, nem teve contato com ninguém que viajou, e está se recuperando bem da Covid.
Não há informação de que as variantes provoquem sintomas mais graves, mas elas são mais contagiosas e estão aparecendo rapidamente. "Acho que o ponto positivo do que a gente vêm vislumbrando é anteceder os fatos. Trazer, através da ciência, qual a próxima busca, qual o próximo estudo para que a gente consiga antecipar, o mais rápido possível, as necessidades em relação às vacinas", explica Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, pesquisadora do Instituto Butantan.
Depois da descoberta da variante, os próximos passos são tentar descobrir de onde ela veio, como chegou a Sorocaba, se mais pessoas estão infectadas, e acompanhar a evolução clínica dos pacientes.
Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, diz que ainda não se sabe se a variante é a da África do Sul ou uma nova, surgida a partir de mutações da P1: "O Brasil, nesse momento, é considerado o celeiro de variantes. Se nós não conseguirmos controlar a transmissão viral, o aparecimento de variantes acontecerá cada vez mais frequentemente".
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:18
Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026
Homem centenário recebeu atendimento nesta quarta-feira (5) no cartório eleitoral no município, acompanhado da filha
11:06
Polícia Civil deflagra operação contra extração ilegal de madeira em Juína
A ação da Dema visa desarticular uma associação criminosa especializada na extração, transporte e comercialização ilegal de madeira nativa
10:34
TRE cassa o mandato do vereador 'Carreirinha', de Brasnorte, no dia do seu aniversário
Carreirinha havia sido condenado em julho pela 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte
18:55
Prefeitura de Brasnorte lança campanha ''Cidade Iluminada'' com premiação de R$ 10 mil para comércios participantes
A votação popular acontecerá entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, de forma online, através do Instagram da Prefeitura de Brasnorte.
16:16
Vereador é citado como um dos líderes de invasão em ação de reintegração de posse em Juína
Justiça cita mais de 60 pessoas em processo que envolve fazendas em Juína.
15:23
Brasnorte sedia Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural do Vale do Juruena e Arinos
O evento reunirá produtores, técnicos e representantes de diversos municípios da região, com o objetivo de discutir potencialidades e desafios para o desenvolvimento local.
11:52
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso
Dados do Censo 2022 mostram mudança no perfil das uniões; fenômeno se repete em toda a região Norte
09:50
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Segundo a citação, Aelcio é apontado com um dos líderes numa ação de grilagem na zona rural de Juína.
11:37
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
O crime ocorreu em dezembro de 2024 e foi motivado por ciúmes.
17:31
Brasnorte conquista o segundo lugar na segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê
A delegação local contou com 166 atletas, que conquistaram 16 medalhas de ouro, 22 de prata e 56 de bronze.
MAIS LIDAS
TRE cassa o mandato do vereador 'Carreirinha', de Brasnorte, no dia do seu aniversário
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Polícia Civil deflagra operação contra extração ilegal de madeira em Juína
Vereador é citado como um dos líderes de invasão em ação de reintegração de posse em Juína
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
Atletas do Projeto Spartacus conquistam bicampeonato na Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso






