
Variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul é detectada no interior de SP
Presidente do Instituto Butantan diz que ainda não se sabe se a variante, encontrada em uma mulher de 34 anos de Sorocaba, é a da África do Sul ou uma nova
Por: G1
Publicado em 01 de Abril de 2021 as 10:22 Hrs
O governo de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (31), ter detectado no interior do estado um caso de uma variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul.
Nos laboratórios do Butantan, os cientistas analisam o material genético do coronavírus. As três variantes que mais preocupam o mundo são a do Reino Unido, a brasileira - chamada de P1 e identificada primeiro em Manaus -, e a da África do Sul.
Em São Paulo, no momento, a P1 é a que domina. Mas, nesta quarta, os pesquisadores informaram que foi identificada em Sorocaba, a 100 quilômetros de São Paulo, uma variante geneticamente igual à da África do Sul. Ela contaminou uma mulher de 34 anos, que não viajou, nem teve contato com ninguém que viajou, e está se recuperando bem da Covid.
Não há informação de que as variantes provoquem sintomas mais graves, mas elas são mais contagiosas e estão aparecendo rapidamente. "Acho que o ponto positivo do que a gente vêm vislumbrando é anteceder os fatos. Trazer, através da ciência, qual a próxima busca, qual o próximo estudo para que a gente consiga antecipar, o mais rápido possível, as necessidades em relação às vacinas", explica Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, pesquisadora do Instituto Butantan.
Depois da descoberta da variante, os próximos passos são tentar descobrir de onde ela veio, como chegou a Sorocaba, se mais pessoas estão infectadas, e acompanhar a evolução clínica dos pacientes.
Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, diz que ainda não se sabe se a variante é a da África do Sul ou uma nova, surgida a partir de mutações da P1: "O Brasil, nesse momento, é considerado o celeiro de variantes. Se nós não conseguirmos controlar a transmissão viral, o aparecimento de variantes acontecerá cada vez mais frequentemente".
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas