Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a menor desde abril de 2020
Monitoramento do Imperial College aponta que contaminação no país é a menor desde início da medição
Por: Giovanna Bronze, Henrique Andrade e Jullyane Jucá
Publicado em 13 de Outubro de 2021 as 16:33 Hrs
A taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil atingiu, nesta semana, seu menor nível desde abril de 2020, segundo monitoramento do Imperial College de Londres. De acordo com os dados atualizados pela universidade nesta segunda-feira (11) o índice está em 0,60, ou seja, cada 100 pessoas infectadas transmitem o coronavírus para outras 60. A margem de erro varia entre 0,79 e 0,24.
A taxa apresenta redução expressiva em relação à última atualização, realizada em 27 de setembro, quando o índice estava em 1,04. Duas semanas antes, em 13/09, o Brasil tinha atingido 0,81, sua menor taxa de 2021, segundo o Imperial College.
Durante todo o ano, o índice ficou sempre acima de 0,8, atingindo sua máxima durante a segunda onda no país, alcançando 1,23 em 15 e 22 de março. Ou seja, cada 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 123. À época, a média móvel de casos no Brasil era superior a 75 mil.
De acordo com o monitoramento da universidade, iniciado em abril do ano passado, o país registrou sua menor taxa de transmissão durante toda a pandemia no início de novembro: 0,68. Entretanto, nessa época os dados do Ministério da Saúde sofreram apagão e não eram contabilizados de maneira fidedigna. Entre 4 e 10 daquele mês, o órgão admitiu sofrer com “problemas técnicos” no registro de infeções e óbitos pela Covid-19.
A queda dos índices da pandemia no país é atribuída ao avanço da imunização contra o coronavírus. Na última semana, o Brasil superou a marca de 250 milhões de doses aplicadas e mais de 60% da população adulta brasileira já completou o esquema vacinal.
Todos os estados brasileiros já estão aplicando a dose de reforço nos idosos e seguem vacinando os adolescentes. Neste feriado, oito cidades e o Distrito Federal mantém a campanha de vacinação contra a Covid-19. São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Campo Grande, Boa Vista, Maceió, Recife e Natal têm equipes de plantão.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:54
Cerimônia pública reúne autoridades e homenageia 52 cidadãos em Tangará
Policiais civis aposentados também receberam moções
18:30
Tangará recebe viatura exclusiva para a Patrulha Maria da Penha
O ato solene ocorreu na sede do 7° Comando Regional da Polícia Militar.
17:05
Reunião marca discussão entre executivo e legislativo sobre supostas fraudes em convênio
O encontro focou na transparência das ações da Secretaria de Saúde diante das denúncias de exames falsificados e pagamentos por serviços não executados.
17:03
Cartório Eleitoral alerta para prazo final da biometria em Brasnorte
Mais de 1,6 mil eleitores ainda não regularizaram situação; atendimento segue até 6 de maio
16:46
Brasnorte é premiada pelo terceiro ano consecutivo no Alfabetiza MT
Unidade da comunidade São Bento se destaca em avaliação estadual; município conquista premiação pelo terceiro ano consecutivo
16:26
Câmara de Brasnorte acompanha Fórum Agro MT e reforça compromisso com o setor produtivo
O encontro reuniu as principais entidades do agronegócio mato-grossense para debater pautas estratégicas e buscar soluções diante dos desafios enfrentados pelo setor.
11:56
Rotam apreende 19 tabletes de entorpecentes e prende suspeito por tráfico em Aripuanã
Durante a operação, equipes da Força Tática entraram em confronto com dupla em motocicleta
22:18
Vereadores de Brasnorte cobram governo por problemas na MT-170, atraso na MT-242 e ampliação da TI Manoki
Durante reunião na vice-governadoria, representantes de Brasnorte apresentaram relatório sobre rodovias e cobraram providências diante de possíveis prejuízos ao município.
17:22
Força Tática estoura ponto de tráfico e reforça combate ao crime em Tangará
Ação policial resulta na apreensão de drogas e intensifica a segurança no bairro, com foco no enfrentamento ao tráfico na região
13:33
Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e avaliação de metas fiscais
Audiências vão apresentar dados financeiros e investimentos em áreas como saúde e educação referentes ao terceiro quadrimestre de 2025.
MAIS LIDAS

