
Supermercado obriga casal negro a esvaziar bolsa para revista e encontra Bíblia em SP
Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou nesta quinta-feira (29) que investiga o caso.
Por: G1
Publicado em 29 de Outubro de 2020 as 16:49 Hrs
Uma loja da rede de supermercados Extra obrigou um casal negro a esvaziar a bolsa para ser revistada e encontrou uma Bíblia. O caso aconteceu no Campo Belo, Zona Sul da cidade de São Paulo. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou nesta quinta-feira (29) que investiga o caso.
"A moça me deu o valor, peguei meu cartão pra pagar e ela disse: 'preciso ver tua bolsa'. Eu falei: 'sério?'", relatou à reportagem Edgar Oliveira de Carvalho, que estava com a esposa ao lado.
"Eu perguntei pra ela: 'você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?'. Fiquei sem ação. Me faltou o chão", contou Letícia Reis Oliveira de Carvalho. Ela afirmou à caixa do supermercado que só abriria a bolsa na presença da polícia.
Quando a polícia chegou, Edgar virou a bolsa no carrinho de compras e, dentro, havia uma carteira, uma bolsinha com remédios e uma bíblia. O policial tentou minimizar a situação, como mostra o vídeo gravado pelo casal no momento do episódio.
"Não é nada fora do normal. Você está dentro de um estabelecimento comercial", justificou o PM. Mas, para o casal, não tinha nada de normal ali. "Eu perguntei para o gerente com quantas pessoas eles fizeram aquilo naquele dia", disse Letícia.
Depois de sair do supermercado, Letícia e Edgar foram direto para a delegacia da região registrar um boletim de ocorrência e, dias depois, procuraram a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que investiga o caso.
O que diz o Extra
Em nota, a administração da rede de supermercados Extra disse que condena condutas discriminatórias, e que tomou conhecimento do episódio nesta quinta-feira, quando, imediatamente, acionou a loja, dando início a um processo interno de investigação.
A rede disse que possui um calendário de treinamentos, atualizações de procedimentos e formações para todos os funcionários e prestadores de serviço, que incluem o combate ao preconceito.
O Extra afirmou que orienta aos consumidores que acionem o canal de ouvidoria que possui em casos de denúncias sobre condutas ilegais ou antiéticas.
Outro episódio
No sábado (24), um grupo de 14 pessoas, a maioria negra, fazia um roteiro turístico no Centro de São Paulo e foi monitorado pela Polícia Militar por três horas.
A reportagem questionou a PM se a corporação confirma que acompanhou os guias e turistas negros por três horas e o motivo da ação. Em nota, a corporação disse que "por se tratar de um evento com grande concentração de público foi realizado o acompanhamento, como regularmente é feito a fim de garantir a segurança do grupo e demais cidadãos".
Um dos sócios da BlackBird Viagem, Guilherme Soares Dias, afirmou que gostaria de convidar a corporação a conhecer o passeio.
"A nossa caminhada é uma valorização da cultura negra, e a gente gostaria de convidar a Polícia Militar a fazer parte dessa caminhada, para entender a importância e a potência desse trabalho, para entender que pessoas negras juntas não estão necessariamente se manifestando ou fazendo algo criminoso. Pode ser uma atividade cultural", disse Dias.
O caso também é investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:50
MPE vai fiscalizar a aplicação da vacina contra a Covid em Juína
O Ministério Público Estadual disponibilizou dois números para que a população possa denuncias aplicações irregulares das vacinas
17:50
Vazamento de dejetos provoca mau cheiro e prejudica moradores em Juína
Um homem chegou a cair de moto quando passava pelo local.
17:41
PRF prende 4 pessoas por transporte ilegal de madeira em Juína
Os veículos também foram apreendidos.
16:36
Atualizada: Sobe para 45 mortes e 1.635 casos confirmados de Covid-19 em Juína
Os dados são do boletim divulgado pela prefeitura de Juína nesta quinta-feira.
15:48
Manaus suspende vacinação contra Covid-19 por 24 horas para reformular campanha
A interrupção no programa em Manaus servirá para a reformulação da campanha nas unidades de saúde em razão da quantidade de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase
15:20
Bolsonaro promete impedir que estrangeiros comprem terra no país
Presidente levou nesta quinta alguns ministros para inaugurar trecho da BR-135 em município de 15 mil habitantes na Bahia
14:05
Índia libera exportação, e vacina será enviada amanhã ao Brasil
As vacinas foram desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
11:04
Jogos de Tóquio vão desembolsar US$900 milhões em medidas contra o coronavírus
"Queremos construir o melhor sistema possível, interagindo com as organizações relevantes de médicos e enfermeiros", disse o presidente-executivo da Olimpíada de Tóquio, Toshiro Muto, a repórteres.
11:00
2º lote da Coronavac: próxima análise pode sair até 9 dias, diz Anvisa
Em entrevista nesta segunda-feira, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou que a aprovação do segundo lote da Coronavac pode sair até de nove dias.
10:53
Mercado aposta em pacote de estímulo sob Biden e dólar cai; bolsa abre em alta
O Ibovespa começou o pregão desta quinta-feira (21) em alta.
MAIS LIDAS
Morre mais um pioneiro de Juína, vítima da Covid-19
Enfermeira é a primeira a ser vacinada contra a Covid em Juína
Saiba a quantidade de doses da Coronavac que Juína, Brasnorte e Castanheira receberão
Juína vai receber patrulha mecanizada e resfriador do governo de Mato Grosso
PRF prende 4 pessoas por transporte ilegal de madeira em Juína
Atualizada: Sobe para 45 mortes e 1.635 casos confirmados de Covid-19 em Juína
Câmara de Juína investe mais de R$ 100 mil na compra de ar-condicionado