STJ discute validade do reajuste por faixa etária nos planos de saúde coletivos
STJ discute aumento de faixa de preço de acordo com idade nos planos de saúde.
Por: Jovem Pan
Publicado em 11 de Fevereiro de 2020 as 09:19 Hrs
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, nesta segunda-feira, uma audiência pública para discutir para discutir a validade do reajuste por faixa etária nos planos de saúde coletivos. A sessão ouviu representantes do Ministério Público, defensores públicos e membros de associações ligadas a saúde. Para a pesquisadora Paula Moura, o reajuste não contradiz as normas estabelecidas pelos contratos.
“Cobrar o valor diferenciado em razão da mudança de faixa etária, geraria uma discriminação? Violaria o princípio da isonomia? Não, se a leitura for eita no sentido de uma análise de uma isonomia substancial, ou seja, nós temos pessoas que se enquadram com suas especificidades em situações que precisam ser tratadas diferencialmente”.
Já, o defensor público, Rafael Muneratti, afirmou que a análise fria dos dados deixa de lado a realidade muitas vezes dura dos segurados. “Não leva em consideração a pessoa que necessita daquele atendimento, que precisa do plano, que se vê surpreendida, com aumentos desproporcionais ao que vinha pagando. Muitas vezes, tecnicamente, legalmente e normativamente parece ajustado, de fato, mas se torna abusivo para uma determinada pessoa que não estava preparada, naquele momento da sua vida”. Muneratti ainda afirmou que essa postura causa uma concorrência desleal em relação às seguradoras que adotam reajustes, segundo ele, mais equilibrados.
De acordo com dados do IPEA, entre 2000 e 2018, enquanto o IPCA-Saúde, a inflação da saúde, ficou em 180%, o reajuste médio aplicado pelos planos foi de 380%.
Para o defensor público da União, Edson Rodrigues Marques, a atual estrutura de reajustes aplicada pelas seguradoras faz parte de uma política de expulsão dos idosos dos planos. “Nós temos diferenças entre 49 até os 69 anos de 600%. Mais de 600% de diferença de preço, tratando o idoso como um cliente indesejado. O idoso passa a ser, neste aspecto, forçado a sair do plano de saúde.” De acordo com Edson Rodrigues Marques, isso acaba onerando o sistema público de saúde.
Ele aponta para o fato de que, de 2017 para 2018, houve um aumento de mais de 3000% na procura de idosos pela defensoria pública. Na época, houve um pico de reajuste dos planos coletivos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06:57
Trump confirma ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado
Segundo o presidente dos EUA, líder venezuelano foi retirado do país por via aérea junto com a esposa. Explosões atingiram Caracas na madrugada deste sábado (3).
15:15
Vídeo de maus-tratos contra cachorro causa revolta em Brasnorte
Caso ganhou repercussão nas redes sociais e já é investigado pela Polícia Judiciária Civil
14:02
Pasqualotto Supermercados realiza sorteio final da campanha Presentão de Natal
Promoção distribuiu R$ 100 mil em prêmios aos clientes de Brasnorte
12:32
'Deixa quieto', diz presidente da Câmara de Juína ao ser questionado sobre gastos do Legislativo
Quando o Executivo recebe de volta os recursos não utilizados pelo Legislativo, o gestor pode investir em saúde, educação, infraestrutura e outros setores fundamentais.
09:58
Câmara de Juína devolve um dos menores valores dos últimos cinco anos
Com mais recursos, Legislativo gasta mais e devolve menos que na gestão anterior
14:19
TCE-MT suspende contratos milionários da Prefeitura de Brasnorte por indícios de irregularidades
Decisão do conselheiro Waldir Teis aponta risco de dano ao erário, superfaturamento e descumprimento de determinações anteriores; pagamentos à empresa já somam R$ 10,3 milhões
13:34
Mais de 180 mil empresas estão inadimplentes e podem ficar fora do Simples Nacional em 2026
Contribuintes devem regularizar as pendências e fazer adesão ao regime tributário até 30 de janeiro
13:26
Escolas ficam abertas nas férias e pais ainda podem garantir matrícula para 2026
Rede estadual ainda tem 25.406 vagas disponíveis; confirmação da Matrícula Web segue até 9 de janeiro
13:11
Fechamento do Colégio São Gonçalo em Colniza gera revolta
Muitos pais foram pegos de surpresa e alguns souberam por terceiros sobre o fechamento da instituição
17:52
Desinformação atrasa o sonho da casa própria para mais de 400 famílias em Aripuanã
Mesmo com o financiamento aprovado, as famílias deixam de concluir a compra; empreendimento tem apenas 45 unidades disponíveis
MAIS LIDAS





