Quem está governando a prefeitura? Questiona promotor que sugeri demissão de secretário de Juína
Os contratos da cooperativa com a Prefeitura ultrapassam R$ 3,5 mi.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 23 de Novembro de 2018 as 17:30 Hrs
Durante entrevista ao programa Pauta Livre da Band FM, o promotor de justiça Marcelo Linhares comentou sobre às investigações que o Ministério Público Estadual (MPE) está fazendo em torno de uma cooperativa contratada pela prefeitura de Juína para prestar serviços ao executivo. Segundo Linhares, o secretário de infraestrutura João dos Reis, indicava a contratação, e até o salário que aquele funcionário deveria receber.
“Ele determinava a nomeação a, b, c... mandava pagar mais, pagar menos, consertar holerite, ou seja, atos de gestão direcionados a cooperativa, o que certamente desvirtua a finalidade da contratação”, detalhou.
Segundo o promotor, João dos Reis será chamado para prestar esclarecimentos, além dos servidores indicados por ele. “No entendimento do MPE, esses contratados têm que ser demitidos”.
A Cooper VALE, que tem sede em Sorriso, foi contratada pelo município em fevereiro de 2017, a princípio para prestar serviços de limpeza urbana por exemplo, ações ligadas a secretaria de infraestrutura. Nesse período de quase dois anos de gestão, novos contratos passaram a atender outras secretarias. A soma de todos os contratos chega a quantia de quase R$ 4 milhões.
Para o promotor, a contratação de uma cooperativa não é ilegal, porém “o poder executivo teria que se restringir da seguinte forma: olha, eu preciso de três jardineiros, quem escolhe é a cooperativa, até para que não tenha essa veiculação a pessoa do prefeito, essa é a ideia da contratação, mas no momento que eu estou vendo o poder executivo mandando nomear x, y ou z, mandando pagar mais ou menos, não só manda nomear como fala função e o salário da pessoa. Por ter permitido essa indicação de pessoa, aí que começa o joguinho de influência, ‘eu posso colocar só meus aliados políticos’, e viola os limites constitucionais da contratação de pessoal”.
Durante o programa foi veiculada uma entrevista do secretário João dos Reis onde comentava a ação do MPE que havia apreendido documentos na secretaria. “Nós temos transparência no nosso trabalho, aquilo que a cooperativa nos proporcionou e nos pediu, a gente fez da maneira como eles pediram. Se está certo ou errado, o promotor vai ver, não cabe a mim dizer se está certo ou não”, justificou.
A quantidade de documentos apreendidos na SINFRA foi tanta que o promotor a princípio dispensou uma busca no posto de atendimento da cooperativa em Juína. “O que me impressiona é a falta de controle da administração, cargos que são de confiança do prefeito, refletem nele. Se ele sabe de uma coisa dessa e está esperando o MP soltar uma notificação recomendatória pra afastar o secretário, quem está governando a prefeitura? ”, questionou.
“Ninguém está cobrando onisciência, mas agora você está sabendo, é pública essa informação, nós temos documentos e o MP está aqui numa rádio falando isso, e o ofício vai ser uma mera comunicação, eu já me adiantaria, se eu fosse o prefeito não iria esperar ninguém de fora se intrometer na minha administração”, concluiu.
O prefeito Altir Peruzzo se encontra em viagem e ainda não se manifestou sobre o assunto.
A baixo um dos ofícios assinados pelo secretário.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar