
Projeto sobre prisão em segunda instância está na pauta da CCJ do Senado
O Projeto de Lei que tramita na CCJ é terminativo, ou seja, se aprovado na Comissão, pode ir diretamente para a Câmara.
Por: Jovem Pan
Publicado em 10 de Dezembro de 2019 as 10:24 Hrs
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar nesta terça-feira (10) um projeto para permitir a prisão após condenação em segunda instância. O texto altera o Código de Processo Penal e é de autoria do senador Lasier Martins, do Podemos, do Rio Grande do Sul.
Na sessão anterior da CCJ foi apresentado um manifesto assinado por 43 dos 81 senadores pedindo para que o PL seja votado.
Nesta segunda-feira (9), no plenário do Senado, Álvaro Dias, do Podemos, do Paraná, disse que, se houver vontade política, o projeto pode ser aprovado ainda neste ano.
Porém o senador disse não acreditar nessa possibilidade. “Não há como ignorar a resistência que se impõe aqui ao restabelecimento da prisão em segunda instância. Aos que preferem a vergonha do atraso, já que há um abraço no atraso ao excluirmos a hipótese da prisão em segunda instância.”
Além do projeto do Senado, tramita na Câmara uma PEC que pretende colocar na Constituição a previsão de prisão após condenação em segunda instância.
Tanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, quanto o da Câmara, Rodrigo Maia, defendem que o tema seja decidido por meio de uma proposta de emenda constitucional.
Para eles, o texto da Câmara dá mais segurança jurídica e diminui a possibilidade de questionamentos judiciais. No entanto, a tramitação da PEC é mais demorada e só deve avançar no ano que vem.
O senador Reguffe, do Podemos, do Distrito Federal, disse que o Senado precisa avançar com a proposta que altera o Código de Processo Penal. “Nós não podemos simplesmente esperar que a Câmara decida isso para que, só depois, o Senado tenha uma posição sobre o assunto.”
O Projeto de Lei que tramita na CCJ é terminativo, ou seja, se aprovado na Comissão, pode ir diretamente para a Câmara – a menos que haja recurso para que o tema seja votado no plenário do Senado.
Também nesta terça-feira, senadores podem discutir o pacote anticrime, aprovado na Câmara na semana passada.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:03
Funai de Juína gasta R$ 85 mil em limpeza de terreno, mas área permanece suja
Apesar do gasto, área continua tomada pelo mato
12:56
Juína realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
A secretária também reforçou a importância da vacina contra o HPV no contexto do Outubro Rosa
09:19
Prefeitura propõe aumento salarial de 18,51% para professores da rede municipal
O reajuste será concedido de forma escalonada, dividido em três parcelas
17:34
Autores de chacina ocorrida em 2020 em Aripuanã são condenados a 68 anos de prisão
Dois homens foram sentenciados por quatro homicídios triplamente qualificados contra as vítimas, três delas da mesma família
17:40
Sicredi realiza neste domingo a primeira edição do ''Brasnorte Coopera'' na APAE com sorteio de 20 bicicletas
O evento é resultado de uma grande parceria entre entidades, empresários, produtores rurais e a comunidade local, reunindo mais de 70 apoiadores.
17:22
Brasnorte inicia vazio sanitário do algodão nesta quarta-feira (15)
Período segue até 14 de dezembro de 2025 e é essencial para o controle do bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura
16:43
Apagão: Aneel fará inspeção na subestação que pegou fogo no Paraná
Episódio afetou a oferta de energia elétrica em todas as regiões do país, na madrugada desta terça-feira (14)
16:40
Derrite diz que PEC da Segurança "engessa" acesso de estados a recursos
Secretário de Segurança Pública de São Paulo aponta falta de recursos e defende lei complementar para definir competências na segurança pública
16:35
Obra em rodovia é interditada por fósseis mais antigos que dinossauros
Pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Paraná, está paralisada após determinação do MPF; região é conhecida pela presença de fósseis com mais de 200 milhões de anos
16:19
1º Aviva Juína acontece em outubro com Marcha para Jesus e Festival da Adoração
O evento vem para celebrar o dia do evangélico e celebrar a cultura gospel, além de ser uma oportunidade de lazer para toda a família
MAIS LIDAS