Projeto combate pesca predatória em MT
O projeto torna mais severa a punição a quem pratica a pesca predatória, seja pescador esportista, amador ou profissional.
Por: Folha Max
Publicado em 18 de Abril de 2019 as 16:07 Hrs
Mato Grosso tem na pesca uma das atividades mais tradicionais. No entanto, essa tradição está em risco devido à redução nos estoques pesqueiros verificada nos rios do estado nos últimos anos e gerada, em parte, pela pesca depredatória. Para dirimir essa situação, o deputado Faissal (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa, duas proposituras para combater a pesca ilegal com o aumento da fiscalização. Trata-se do Projeto de Lei 422/2019 que modifica as infrações à Lei nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009 e do Requerimento 991/2019 com proposta de anteprojeto de criação do Fundo Estadual de Fiscalização dos Recursos Pesqueiros e dos Ecossistemas Áquaticos (FERFIPEA-MT).
O projeto torna mais severa a punição a quem pratica a pesca predatória, seja pescador esportista, amador ou profissional. Além da autuação e apreensão de bens já prevista na lei anterior agora a punição inclui a perda de apetrechos, veículos e embarcações. “A lei anterior previa somente a apreensão de bens, enquanto o nosso projeto já prevê o perdimento de bens que serão encaminhados para o FEFIRPEA-MT e vão resultar em suporte para o aumento da fiscalização de ações predatórias nos rios, pelos órgãos de defesa como a Sema ( Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e Policia Militar Ambiental”, explicou Faissal.
Ainda de acordo com o parlamentar, numa segunda etapa, o projeto propõe a imediata suspensão da licença ou autorização de pesca por um ano. No caso de flagrante do exercício da pesca neste período proibitivo, ou em reincidência do ato predatório, a cassação da licença, podendo se chegar à perda do seguro defeso. “O pescador simples perde a licença e em caso do profissional a consequência é que ele perde o seguro defeso”, explicou.
O projeto de Faissal é uma resposta ao setor pesqueiro, que, em Audiência Pública realizada no mês de março na ALMT elencou os problemas do setor da pesca e suas causas e pediu soluções. “Na audiência detectamos que apesar de que se diz que o pescador está acabando com os nossos rios, quem faz isso é o mau pescado e temos que excluir o profissional ruim da prática da pesca. Isso será bom para aqueles honestos que praticam a pesca correta. Temos que acabar com essa pecha de que o pescador é ruim e excluir o mau pescador”, pontuou Faissal.
Já a Indicação é de anteprojeto de lei de criação do FERFIPEA-MT. A meta é que, em concordando com a proposta, o governo a transforme em Mensagem de sua autoria e envie ao parlamento. O FERFIPEA-MT vai captar e administrar recursos financeiros destinados ao controle, monitoramento e fiscalização da atividade pesqueira e combate a pesca depredatória. O anteprojeto é a forma legal de um parlamentar propor legislação que seja de competência do Executivo, como no caso da criação de Fundos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS