
Procuradora que entrou em atrito com Lava Jato retira candidatura a conselho do MPF
Força-tarefa da Lava Jato acionou Corregedoria após Lindôra Araújo pedir acesso a dados.
Por: G1
Publicado em 29 de Junho de 2020 as 09:54 Hrs
A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo informou neste domingo (28) na rede interna de do Ministério Público Federal que decidiu retirar a candidatura a uma vaga no Conselho Superior da instituição.
"Colegas, em razão de inúmeras atividades que venho exercendo, resolvi retirar minha candidatura ao CSMPF pelo colégio de subprocuradores e peço apoio e também votos nos excelentes colegas Hindenburgo e Caetana, que concorrem e têm demonstrado independência, firmeza e pensamento apenas em benefício a sociedade ao MPF. Aproveito ainda para agradecer todo o carinho recebido que tem um significado muito especial”, escreveu Lindôra neste domingo.
A decisão foi anunciada dias após a força-tarefa da Lava Jato no Paraná ter acionado a Corregedoria do MPF. A subprocuradora-geral é a coordenadora do grupo de trabalho da operação na Procuradoria Geral da República (PGR).
A força-tarefa no Paraná diz que, na semana passada, Lindôra ter solicitado informações, inclusive sigilosas, como relatórios financeiros, dados de autoridades e documentos de buscas e apreensões.
Ainda de acordo com os procuradores, a coordenadora da Lava Jato na PGR não formalizou os pedidos de acesso, nem disse se existe procedimento instaurado que justificasse o compartilhamento de dados. A ação de Lindora foi considerada, pelos procuradores no Paraná, fora do padrão e pareceu indicar que havia uma investigação sobre a força tarefa.
As divergências com Lindora motivaram a saída de quatro dos sete procuradores que atuavam na Lava Jato na PGR. Para a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), as saídas podem prejudicar as investigações. A PGR diz que não haverá prejuízo.
Conselho do MPF
O Conselho Superior do Ministério Público analisa questões administrativas do MPF, especificamente da gestão da instituição. É considerado um órgão de cúpula.
A votação está marcada para esta terça-feira (30) e participam somente os subprocuradores-gerais da República.
Na semana passada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, sofreu uma derrota no conselho. Isso porque dois subprocuradores-gerais que fazem oposição ele foram eleitos: Mário Bonsaglia e Nicolao Dino. Lindôra Araújo é uma das auxiliares mais próximas de Aras.
Internamente, a eleição de Bonsaglia e Dino foi vista como um recado sobre a insatisfação da categoria com o atual chefe do Ministério Público. Augusto Aras apoiava as candidaturas dos subprocuradores-gerais da República Carlos Frederico Santos e Maria Iraneide Facchini.
Lista tríplice para PGR
Mário Bonsaglia chegou a concorrer à lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em 2019, e foi o mais votado. A lista foi entregue pela ANPR ao presidente Jair Bolsonaro com os nomes sugeridos pela categoria para a indicação do novo procurador-geral da República.
À época, porém, Bolsonaro optou por indicar Augusto Aras, que não integrou a lista. O presidente da República não é obrigado a escolher um dos três procuradores da lista, mas, nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva e também nos dois de Dilma Rousseff, o escolhido para a PGR foi o primeiro da lista. Em 2017, Temer escolheu Raquel Dodge, segunda da lista.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países