Preço é uma decisão da empresa, não do governo, diz Sachsida sobre Petrobras
Segundo ministro de Minas e Energia, governo federal está tentando amenizar problema ao reduzir impostos federais
Por: CNN
Publicado em 21 de Junho de 2022 as 17:03 Hrs
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou ser contra a interferência do governo federal no preço de combustíveis. A declaração, feita em audiência pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (21), vem em meio à tensão no governo após novo reajuste da Petrobras no preço do diesel e da gasolina a partir do último sábado (18).
“Tenho que ser claro: não é possível interferir no preço de combustíveis. Não está no controle do governo e, honestamente, preço é uma decisão da empresa e não do governo”, disse.
Segundo o ministro, as decisões da Petrobras são tomadas “única e exclusivamente” pelo presidente da estatal, seus diretores e o Conselho Administrativo (CA). Ele enfatizou a não existência de uma influência na política da empresa, mas admitiu que o governo tenta dar determinado norte à companhia ao escolher o comando da Petrobras e indicar alguns membros do CA.
Ainda assim, Sachsida observou que o governo federal está tentando amenizar a alta dos preços dos combustíveis ao reduzir impostos federais e, com ajuda do Congresso, limitando a tributação de entes nacionais.
“É um passo que encontra apoio nas principais economias europeias e em vários estados americanos, que diminuem a tributação para diminuir o efeito econômico da guerra da Ucrânia sobre a população mais vulnerável”, disse. “Entendo que muitos dos senhores são cobrados pela população, que não entende porque o governo não interfere no preço dos combustíveis”.
Mudança no comando da Petrobras
O Ministro falou ainda sobre sua decisão de trocar o comando da Petrobras. “Quero frisar que eu respeito o presidente José Mauro, o ex-presidente da Petrobras. Tão logo assumi como ministro, achei por bem promover uma troca na empresa porque acredito que é um momento de aumentar a competição. Por isso indiquei o Caio Paes de Andrade”.
“Se o novo presidente satisfaz os requisitos? Sim, pelo melhor do meu conhecimento o novo indicado satisfaz todos os requisitos necessários para estar à frente dessa companhia”. Ele complementou a justificativa da troca destacando um cenário mais competitivo no setor, uma vez que o novo indicado “é uma pessoa com experiência em setores muito competitivos, para levar para a Petrobras a experiência importante de competição e de valorização da marca”.
Para o ministro, não é possível ajudar o consumidor brasileira sem mudanças na atual estrutura da estatal. Nesse sentido, ele defendeu que uma decisão seja tomada em relação à privatização da Petrobras. “A Petrobras é estatal ou é privada? Não dá para quando interessa ser estatal e quando interessa ser privada”.
Ai ressaltar uma mudança no fluxo de investimentos internacionais, Sachsida ainda pediu ajuda dos parlamentares para aprovação do PL 1583, que autoriza a União a ceder sua parcela de excedente de óleo na área do pré-sal. “Estamos pedindo autorização do Congresso para venda dos contratos da PPSA. Essa é uma medida para trazer dinheiro para o nosso país”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:42
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
A empresa possui um banco genético de doadoras instalado no próprio município, onde são realizadas as coletas de óvulos que, após os processos laboratoriais, se transformam em embriões comercializados para produtores de diversas regiões do Brasil.
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.







