Polícia prende fazendeiro que mandou matar missionária Dorothy Stang no Pará
Regivaldo, conhecido como 'Taradão', teve prisão determinada pelo STF em fevereiro deste ano
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 18 de Abril de 2019 as 15:43 Hrs
A Polícia Civil do Pará prendeu nesta terça-feira (16) o fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado por ser responsável pela morte de Dorothy Stang, missionária católica e militante da reforma agrária. O crime ocorreu em um assentamento rural no município de Anapu (a 681 km de Belém) em 2005.
Regivaldo, conhecido como “Taradão”, teve prisão determinada pela primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 19 de fevereiro deste ano. Ele foi condenado a 30 anos de prisão em abril de 2010 e teve a pena reduzida para 25 anos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A prisão do fazendeiro foi realizada pela Superintendência Regional do Xingu, em Altamira. A detenção foi cumprida no mesmo dia em que o mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Pará, por ordem do STF. A Delegacia de Homicídios (DH) e a Delegacia Conflitos Agrários (DECA) de Altamira também participaram da ação.
Regivaldo foi localizado em sua casa, no bairro Jardim Independente I, área urbana de Altamira. Logo em seguida ele foi conduzido para para a sede da Superintendência Regional da Polícia Civil. Em seguida, foi entregue a Triagem do Sistema Penal de Altamira que vai ficar responsável em encaminhar o preso ao Centro de Recuperação Regional de Altamira.
O imbróglio jurídico favoreceu Regivaldo porque há discordâncias sobre a legalidade da prisão em segunda instância. Ele só conseguiu ficar livre até o momento porque em maio do ano passado o ministro Marco Aurélio Mello concedeu habeas corpus sob o argumento de que a legislação não permitia prisão em caso de ação penal que não tenha ocorrido o trânsito em julgado.
Em 2016, a maioria dos ministros do STF confirmou que réus podem ser presos após condenação, mesmo quando todos os recursos não foram definitivamente julgados. Marco Aurélio é um dos membros da corte que criticam a decisão e defende a independência nas sentenças monocráticas dos demais ministros.
Em 16 de maio de 2007, dois anos após o crime, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi condenado a 30 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Pará. Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado, em júri popular, por cinco votos a dois.
A missionária Dorothy Stang, nasceu em 7 de maio de 1931, na cidade de Dayton, em Ohio. Ela se naturalizou brasileira e atuava na luta pela implantação de projetos de desenvolvimento sustentável na região amazônica. Ela foi assassinada aos 73 anos, com seis tiros numa estrada isolada em Anapu, no dia 12 de fevereiro de 2005.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
18:45
Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil
Com crescimento expressivo de público e expositores, evento realizado em Cuiabá triplica tamanho em relação à edição anterior e já anuncia data para 2026.
14:52
Médico celebra 50 anos de dedicação à cirurgia e à saúde pública em Juína
O Dr. Joaquim Delfino Coelho se formou no ano de 1975 no Rio de Janeiro e tem atuado há décadas no noroeste de Mato Grosso.
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
MAIS LIDAS
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade






