Petroleiros dizem que irão recorrer de decisão de ministro do TST e que greve continua
Segundo FUP, greve chega ao 18º dia, com o protesto atingindo 120 unidades da Petrobras.
Por: Por G1
Publicado em 18 de Fevereiro de 2020 as 10:31 Hrs
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou nesta terça-feira que irá recorrer da decisão do ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e que a greve da categoria será mantida.
Na véspera, o ministro do TST considerou a greve dos petroleiros 'ilegal', atendendo a pedido da Petrobras. Ele autorizou ainda que a estatal tome "medidas administrativas cabíveis", como corte de salários, sanções disciplinares e demissão por justa causa.
A decisão afirma que a greve não pode permanecer nos moldes que está, mas não proíbe paralisações - o STF e o TST tinham autorizado o movimento com 90% trabalhando. Segundo a Petrobras, a decisão impede qualquer movimento, mas juristas entendem que o direito é constitucional e que a decisão não proibiu. O julgamento definitivo da questão no TST está marcado para 9 de março.
Na decisão, o órgão disse ainda que a paralisação tem motivação política, desrespeita a lei de greve e as ordens judiciais para manter um percentual mínimo de trabalhadores em atividade.
Em nota, a FUP reafirmou que a greve entra nesta terça-feira em seu 18º dia, informando que orientou "que os petroleiros mantenham a greve e sigam as recomendações dos sindicatos em relação às tentativas de intimidação e assédio dos gestores da Petrobras".
Petroleiros entram em greve em cinco cidades de Santa Catarina
"Na greve de novembro do ano passado, quando o ministro Ives Gandra decidiu isoladamente definir como ilegal a greve dos petroleiros, ele foi derrotado por seus pares na Seção de Dissídio Coletivo (SDC) do TST", lembrou a federação.
“O mínimo que se esperava era que o ministro Ives Gandra respeitasse a decisão anterior de seus pares na SDC, o que não ocorreu”, disse o diretor da FUP, Deyvid Bacelar, criticando a decisão "monocrática" que sobre a ilegalidade da greve.
Segundo a FUP, a greve entra em seu 18º dia, com o protesto atingindo 120 unidades e adesão de mais de 21 mil trabalhadores. "Qualquer decisão sobre a greve será deliberada coletivamente em assembleias, previamente convocadas pela FUP e seus sindicatos", acrescentou.
Petrobras diz que não há impactos na produção
A Petrobras informou na noite de segunda, por meio de nota, que "não há impactos na produção de petróleo e de combustíveis decorrentes da greve" e que "nenhuma plataforma de produção, refinaria, unidade de processamento de gás natural ou térmica teve adesão total à paralisação irregular."
"A Petrobras já notificou as entidades sindicais da decisão e aguarda que todos os empregados retornem às suas atribuições imediatamente", acrescentou.
Na sexta-feira (14), o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que a estatal não registrou perdas na produção apesar da greve, já que conta com equipes de contingência nas unidades.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
MAIS LIDAS






