
Nada nem ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral, diz Fachin
Fachin firmou ainda que "quem põe em dúvida o processo eleitoral brasileiro é porque não confia na democracia"
Por: CNN
Publicado em 12 de Maio de 2022 as 17:13 Hrs
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, participou nesta quinta-feira (12) de evento para teste de urnas eletrônicas, no prédio do tribunal, e falou a repórteres na saída.
“Nada e ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral”, destacou.
O ministro afirmou ainda que o processo eleitoral é seguro: “No Brasil de hoje, quem põe em dúvida o processo eleitoral é porque não confia na democracia”, afirmou.
Perguntado se era um recado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), Fachin negou.
“Não mando e não recebo recado de ninguém, a afirmação é muito nítida no sentido de que a democracia no Brasil é uma condição eleita pela Constituição, portanto quem investe contra a o processo eleitoral descrito na Constituição investe contra ela e contra a democracia”, afirmou.
O presidente do TSE garantiu ainda que o país terá “eleições limpas e seguras, não admitiremos qualquer circunstância que obste a manifestação da vontade soberana do povo.”
Fachin lembrou ainda que “uma geração deu a vida por 21 anos para que pudéssemos a partir de 1988 exercer o direito de escolha, cada um conforme sua visão”, citando o período da ditadura civil-militar no país.
“Quem vai ganhar a eleição de 2022 no Brasil é a democracia”, afirmou.
Relação com as Forças Armadas
Fachin também foi perguntado sobre a relação tensa das últimas semanas do TSE com as Forças Armadas:
“Desde a redemocratização as FFAA iniciaram e aprofundaram uma prestação de serviço extremamente relevante para a realização das eleições, chegando a comunidades isoladas, portanto essa logística capilarizada é um serviço importante que continuará sendo prestado em 2022”, disse.
Mas destacou: “quem trata das eleições são forças desarmadas e portanto as eleições dizem respeito à população civil que de maneira livre e consciente escolhe seus representantes.”
Membros das Forças Armadas participantes do Comitê de Transparência não estiveram presentes no teste realizado nesta quinta, apesar do convite ter sido feito.
“Todos os integrantes do importante Comitê e do Observatório Eleitoral, quase 80 pessoas, foram convidados e todos são bem-vindos neste e em todos os outros processos, mas a deliberação de estar presente é facultativa”, afirmou. O ministro aproveitou para destacar que não existe “sala escura no TSE”, em referência a uma acusação das Forças Armadas.
“Esta sala tem autoridades técnicas no sistema, que como veem é uma sala aberta, bastante luminosa, não há nenhuma escuridão, é uma sala franqueada a todos os interessados e todos foram convidados a aqui estar presente e continuam sendo convidados”, afirmou.
“A Justiça Eleitoral está aberta a ouvir, mas jamais estará aberta a se dobrar a quem quer que tente tomar as rédeas do processo eleitoral”, concluiu.
Fontes militares revelaram à CNN que as Forças Armadas avaliam deixar o Comitê de Transparência Eleitoral após a tensão entre as instituições aumentarem.
Bolsonaro e a confiabilidade das Eleições
O presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas voltou a questionar a segurança das urnas eletrônicas e o processo eleitoral. Em cinco de maio, ele anunciou que seu partido vai contratar uma auditoria externa ao processo eleitoral.
“Essa empresa que faz auditoria no mundo todo, empresa de ponta, pode chegar à conclusão que, dada a documentação que se tem na mão, dado ao que já foi feito, ela pode falar que não foi auditável”, afirmou.
Em outra declaração, o presidente da República afirmou que “não teme resultado de eleições limpas”, em questionamento às pesquisas que apontam o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como líder na intenção de votos.
“A maneira como fui recebido aqui, como em qualquer outro lugar do Brasil, é a verdadeira pesquisa popular”, disse durante evento em Maringá, no Paraná.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:46
Corpo que pode ser de adolescente desaparecido em Juruena é localizado próximo à estrada rural
Ariel da Silva Andrade, de 15 anos, foi visto com vida pela última vez na noite do dia 31 de maio. O corpo estava com as mãos amarradas e a cabeça decapitada
17:42
Câncer de boca afeta mais homens do que mulheres
Segundo oncologista, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a taxa de mortalidade
17:39
Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico e defende fiscalização do comércio ilegal; entenda regras
Por votação unânime, agência aprovou relatório que manteve a proibição, importação e propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar.
11:39
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Apura-se, ainda, a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelo grupo criminoso, que se utilizava de empresas de fachada para movimentar valores.
10:52
Garimpo Sustentável: Prefeito se reúne com Representantes da METAMAT
O encontro ocorreu na tarde de terça-feira na prefeitura de Juína
10:49
Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).
17:26
Senar passa a ofertar em Juína assistência técnica para cultivo de mandioca
Os municípios de Juína e São José do Rio Claro são os únicos de Mato Grosso a contar com a assistência técnica nesse setor
15:44
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Investigação da delegacia de Juína logrou êxito em identificar paradeiro do foragido da justiça que teve apoio de policiais de Rondônia
15:38
Estrada de acesso ao Distrito de Terra Roxa recebe rebaixamento de morros
O rebaixamento de morro foi um pedido feito por moradores no ano de 2021
15:24
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
O ladrão retornou novamente no dia seguinte pela manhã e levou um outro botijão de gás colocado no lugar do furtado
MAIS LIDAS
Suspeito de correr pelado atrás de mulheres e crianças é preso em MT
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Quatro bandidos armados invadem residência, amarram vítimas, e fogem levando dois veículos em Juína
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
Investigado por atear fogo em casa de ex-companheira com a família dentro é preso em Brasnorte
Camioneta Hilux tomada de assalto em Juína, é localizada pela Polícia Militar em Tapurah