
Mudanças no Portal da Transparência vão facilitar rastreio de emendas, diz AGU
Alterações na plataforma foram feitas pela Controladoria-Geral da União a pedido do Supremo Tribunal Federal
Por: CNN
Publicado em 18 de Novembro de 2024 as 17:20 Hrs
A Advocacia-Geral da União (CGU) informou nesta segunda-feira (18) que as mudanças no Portal da Transparência, feitas pela Controladoria-Geral da União (CGU), devem garantir informações mais detalhadas sobre as emendas parlamentares.
“Foram implementados aprimoramentos no Painel de Emendas Parlamentares do Portal da Transparência, incluindo novos filtros e formatos de visualização, permitindo uma melhor análise e rastreabilidade das emendas por localidade e tipo de emenda”, declarou a AGU.
A reestruturação do Portal atende à decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele determinou, em agosto deste ano, mudanças na interface da plataforma para facilitar o acesso às informações sobre as emendas de comissão (RP 8) e de relator (RP 9).
Em 24 de setembro a União apresentou uma proposta de reestruturação. Nesta segunda-feira, a CGU apresentará a jornalistas as mudanças realizadas.
Em ofício enviado a Dino nesta manhã, a AGU destacou as alterações feitas, entre elas a integração entre a consulta de emendas parlamentares e relação de convênios associados.
Também foram incluídas duas novas possibilidades de consultas e visualizações por “Favorecido” e por “Documentos de Despesa”.
As ferramentas devem permitir, segundo a AGU, identificar com mais facilidade os maiores contemplados por emendas, além de um “acompanhamento detalhado” do pagamento dos recursos.
Sobre as emendas RP8 e RP9, a AGU afirmou que o Portal da Transparência foi “preparado” para receber e disponibilizar os dados dos “patrocinadores/apoiadores” dos recursos “quando essas informações foram disponibilizadas em formato estruturado pelo Poder Legislativo”.
As emendas são alvo de três ações relatadas por Dino no STF. O ministro determinou a suspensão do pagamento dos recursos até que novas regras de rastreabilidade fossem adotadas.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas