
Maluf descarta presidir TCE neste ano
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE.
Por: Folha Max
Publicado em 25 de Abril de 2019 as 16:28 Hrs
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, defendeu que o próximo presidente da Corte de Contas seja um conselheiro interino, não ele próprio, que assumiu a cadeira no dia 1º de março deste ano.
Maluf diz que não tem a pretenção de se tornar presidente, e só se tornaria se a legislação interna do TCE lhe obrigar. "Eu acho que essa presidência tem que ser exercida por pessoas que tenha maior experiência com a casa. Eu tenho pouco tempo de casa. Então se eu puder escolher, eu prefiro aprender mais, ter mais experiência, antes de me lançar como candidato a alguma coisa na Casa", disse o conselheiro nesta quinta-feira (25) durante o seminário "Ajuste Fiscal ou Desgoverno – Equilíbrio – Transparência – Eficiência", no próprio TCE.
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE. "Não teria problema nenhum. Acho que existe possibilidade. Mas essa discussão ainda não foi feita", afirmou. Maluf defende que o assunto seja tratado a partir do 2º semestre.
Atualmente 5 conselheiros substitutos ocupam o cargo interinamente. Isso porque os conselheiros José Carlos Novelli, Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo, Valter Albano e Waldir Teis, estão afastados de suas funções desde o dia 14 de setembro de 2014, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), quando foram alvos da operação "Malebolge", a 12ª fase da Ararath.
A composição atual tem a conselheira Jaqueline Jacobsen (substituíndo Novelli), Luiz Henrique Lima (substituíndo Sérgio Ricardo), Isaias Lopes (substituíndo Antônio Joaquim), Moisés Maciel (substituíndo Valter Albano) e João Batista Camargo (substituindo Waldir Teis).
Em novembro se encerra o mandato do atual presidente da Corte de Contas, Campos Neto. De acordo com o regimento interno do próprio TCE, a presidência é sempre ocupada por um conselheiro mais antigo, seguido de um mais novo, assim sucessivamente.
Campos Neto nunca tinha ocupado a presidência quando assumiu em 2017. Eme assumiu a presidência interinamento em setembro daquele ano, sendo eleito 2 meses depois
Bastidores
Conforme o GD apurou, a tendência é que, caso os 5 conselheiros afastados não retornem ao cargo, os 5 conselheiros interinos poderão disputar a presidência do TCE em novembro.
Isso porque, quando um conselheiro substituto assume o cargo de conselheiro de contas, ele tem direito a todas as prerrogativas do cargo.
"Isso é óbvio, até porque quando o conselheiro Campos Neto foi eleito presidente, ele recebeu os votos dos conselheiros interinos. Então se podem votar, também pode ser votado", disse um membro da presidência do TCE que pediu para não ser identificado.
"Vamos aguardar, até porque acho que haverá mudança no quadro de conselheiros. Há uma tendência jurídica que retornem a casa. Então tudo isso tem que ser levado em conta", concluiu Guilherme Maluf.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:52
Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima; projeto vai ao Senado
Proposta define que agressor pode ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa
11:45
BC "não dá cavalo de pau" na economia, diz Galípolo
Presidente do BC ainda afirmou que a autoridade monetária ?não dá cavalo de pau?, mas ?não pode ficar impassivo?
11:41
"Armeiro" do PCC é preso com fuzis em Santos, no litoral paulista
Polícia Civil localizou armas de uso restrito escondidas em casa no bairro do Marapé
11:39
Entenda denúncia envolvendo Nikolas e Engler por difamação contra Fuad
Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais aponta disseminação de informações inverídicas contra o então candidato à reeleição durante o segundo turno das eleições de 2024
11:34
Desvio de emendas: PF encontra citação a líder do governo na Câmara
Mensagens são apuradas pela investigação; deputados do MDB também aparecem em diálogos
11:30
Associação questiona no STF proibição de cursos a distância
ABE-EAD pede que Corte considere inconstitucional o decreto que veta EAD em cursos como Medicina e Direito
09:24
CAPS de Juína completa 21 anos oferecendo cuidado humanizado em saúde mental
O CAPS de Juína segue como exemplo de política pública eficaz, oferecendo tratamento humanizado, fortalecendo vínculos e promovendo saúde mental com acolhimento e respeito.
19:58
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Em atenção ao recurso apresentado, mantenho a sentença
17:45
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Os militares realizaram buscas nos arredores, mas não encontraram nenhum ocupante dentro do veículo
16:18
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis
A taxa de inscrição permanece em R$ 50,00. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site seletivo.ifmt.edu.br até o novo prazo.
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
PM encontra carro capotado e abandonado às margens da MT-170 em Brasnorte
Adolescente é flagrado com drogas e acessórios para tráfico durante ronda da PM em Brasnorte
Exportação de veículos feitos no Brasil cresce 60% no 1º semestre
Entenda como funcionava suposto esquema de fraudes em licitações no Ceará
IFMT Juína prorroga inscrições e amplia acesso ao Profuncionário com 170 vagas disponíveis