
Maluf descarta presidir TCE neste ano
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE.
Por: Folha Max
Publicado em 25 de Abril de 2019 as 16:28 Hrs
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, defendeu que o próximo presidente da Corte de Contas seja um conselheiro interino, não ele próprio, que assumiu a cadeira no dia 1º de março deste ano.
Maluf diz que não tem a pretenção de se tornar presidente, e só se tornaria se a legislação interna do TCE lhe obrigar. "Eu acho que essa presidência tem que ser exercida por pessoas que tenha maior experiência com a casa. Eu tenho pouco tempo de casa. Então se eu puder escolher, eu prefiro aprender mais, ter mais experiência, antes de me lançar como candidato a alguma coisa na Casa", disse o conselheiro nesta quinta-feira (25) durante o seminário "Ajuste Fiscal ou Desgoverno – Equilíbrio – Transparência – Eficiência", no próprio TCE.
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE. "Não teria problema nenhum. Acho que existe possibilidade. Mas essa discussão ainda não foi feita", afirmou. Maluf defende que o assunto seja tratado a partir do 2º semestre.
Atualmente 5 conselheiros substitutos ocupam o cargo interinamente. Isso porque os conselheiros José Carlos Novelli, Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo, Valter Albano e Waldir Teis, estão afastados de suas funções desde o dia 14 de setembro de 2014, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), quando foram alvos da operação "Malebolge", a 12ª fase da Ararath.
A composição atual tem a conselheira Jaqueline Jacobsen (substituíndo Novelli), Luiz Henrique Lima (substituíndo Sérgio Ricardo), Isaias Lopes (substituíndo Antônio Joaquim), Moisés Maciel (substituíndo Valter Albano) e João Batista Camargo (substituindo Waldir Teis).
Em novembro se encerra o mandato do atual presidente da Corte de Contas, Campos Neto. De acordo com o regimento interno do próprio TCE, a presidência é sempre ocupada por um conselheiro mais antigo, seguido de um mais novo, assim sucessivamente.
Campos Neto nunca tinha ocupado a presidência quando assumiu em 2017. Eme assumiu a presidência interinamento em setembro daquele ano, sendo eleito 2 meses depois
Bastidores
Conforme o GD apurou, a tendência é que, caso os 5 conselheiros afastados não retornem ao cargo, os 5 conselheiros interinos poderão disputar a presidência do TCE em novembro.
Isso porque, quando um conselheiro substituto assume o cargo de conselheiro de contas, ele tem direito a todas as prerrogativas do cargo.
"Isso é óbvio, até porque quando o conselheiro Campos Neto foi eleito presidente, ele recebeu os votos dos conselheiros interinos. Então se podem votar, também pode ser votado", disse um membro da presidência do TCE que pediu para não ser identificado.
"Vamos aguardar, até porque acho que haverá mudança no quadro de conselheiros. Há uma tendência jurídica que retornem a casa. Então tudo isso tem que ser levado em conta", concluiu Guilherme Maluf.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína