Maluf descarta presidir TCE neste ano
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE.
Por: Folha Max
Publicado em 25 de Abril de 2019 as 16:28 Hrs
Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, defendeu que o próximo presidente da Corte de Contas seja um conselheiro interino, não ele próprio, que assumiu a cadeira no dia 1º de março deste ano.
Maluf diz que não tem a pretenção de se tornar presidente, e só se tornaria se a legislação interna do TCE lhe obrigar. "Eu acho que essa presidência tem que ser exercida por pessoas que tenha maior experiência com a casa. Eu tenho pouco tempo de casa. Então se eu puder escolher, eu prefiro aprender mais, ter mais experiência, antes de me lançar como candidato a alguma coisa na Casa", disse o conselheiro nesta quinta-feira (25) durante o seminário "Ajuste Fiscal ou Desgoverno – Equilíbrio – Transparência – Eficiência", no próprio TCE.
O conselheiro novato ainda disse que não veria problema, caso um dos conselheiros interinos se tornem presidente do TCE. "Não teria problema nenhum. Acho que existe possibilidade. Mas essa discussão ainda não foi feita", afirmou. Maluf defende que o assunto seja tratado a partir do 2º semestre.
Atualmente 5 conselheiros substitutos ocupam o cargo interinamente. Isso porque os conselheiros José Carlos Novelli, Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo, Valter Albano e Waldir Teis, estão afastados de suas funções desde o dia 14 de setembro de 2014, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), quando foram alvos da operação "Malebolge", a 12ª fase da Ararath.
A composição atual tem a conselheira Jaqueline Jacobsen (substituíndo Novelli), Luiz Henrique Lima (substituíndo Sérgio Ricardo), Isaias Lopes (substituíndo Antônio Joaquim), Moisés Maciel (substituíndo Valter Albano) e João Batista Camargo (substituindo Waldir Teis).
Em novembro se encerra o mandato do atual presidente da Corte de Contas, Campos Neto. De acordo com o regimento interno do próprio TCE, a presidência é sempre ocupada por um conselheiro mais antigo, seguido de um mais novo, assim sucessivamente.
Campos Neto nunca tinha ocupado a presidência quando assumiu em 2017. Eme assumiu a presidência interinamento em setembro daquele ano, sendo eleito 2 meses depois
Bastidores
Conforme o GD apurou, a tendência é que, caso os 5 conselheiros afastados não retornem ao cargo, os 5 conselheiros interinos poderão disputar a presidência do TCE em novembro.
Isso porque, quando um conselheiro substituto assume o cargo de conselheiro de contas, ele tem direito a todas as prerrogativas do cargo.
"Isso é óbvio, até porque quando o conselheiro Campos Neto foi eleito presidente, ele recebeu os votos dos conselheiros interinos. Então se podem votar, também pode ser votado", disse um membro da presidência do TCE que pediu para não ser identificado.
"Vamos aguardar, até porque acho que haverá mudança no quadro de conselheiros. Há uma tendência jurídica que retornem a casa. Então tudo isso tem que ser levado em conta", concluiu Guilherme Maluf.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
16:48
Nexa Aripuanã e Sesi MT lançam programa 'Sesi Extra Classe' para crianças e adolescentes
A ação reforça o compromisso das instituições com o investimento social e com o fortalecimento da comunidade local.
17:07
Moradores pedem alteração no projeto da Avenida dos Pioneiros para criação de interseção que garanta acesso ao Bairro Aeroporto
O prefeito Edelo Ferrari explicou que o projeto inicial foi modificado para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes no trecho.
16:39
Polícia Civil prende autor de furto a residência e recupera todos os objetos em Aripuanã
Suspeito aproveitou que moradores não estavam em casa para entrar no imóvel e praticar o furto
11:56
Inscrições abertas para aulas de hip hop no bairro Módulo 6
As vagas são limitadas e o início das aulas está previsto para as próximas semanas.
11:45
Instituto Saberes abre inscrições para aulas de capoeira no bairro Palmiteira
Veja como se inscrever.
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
MAIS LIDAS





