
Lula acertou propina ao filho em troca de benefícios a montadoras, diz Palocci
Ex-ministro petista acusa o ex-presidente de ter ajudado filho com vantagens ilícitas para projetos esportivos
Por: Folha de SP
Publicado em 06 de Dezembro de 2018 ás 13:03 Hrs
O ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil) acusou nesta quinta-feira (6) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de acertar com um lobista do setor automobilístico pagamentos ao filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva, em troca de benefícios viabilizados por uma medida provisória.
Em depoimento prestado à 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Palocci declarou ter sido procurado por Luís Claudio entre 2013 e 2014 pedindo ajuda para captar recursos para projetos esportivos. Ele organizava um campeonato de futebol americano no Brasil.
O ex-ministro relatou ter se encontrado com Lula depois, no Instituto Lula, para tratar do assunto. Na ocasião, o ex-presidente teria admitido a combinação ilícita. "Não precisa se preocupar, porque eu já arrumei esses recursos na renovação dos benefícios da Caoa e da Mitsubishi", disse o ex-mandatário, conforme o depoente.
As duas montadoras conseguiram em 2009 e em 2013, por meio de medidas provisórias, incentivos fiscais para manter suas fábricas na região Centro-Oeste.
Uma das empresas de Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões do lobista Mauro Marcondes Machado, que representava as duas empresas perante o governo e o Congresso.
Palocci depôs como testemunha de acusação, arrolado pelo MPF (Ministério Público Federal) em Brasília, em ação penal contra Lula. Ele falou por videoconferência ao juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal no Distrito Federal, na qual tramita a ação penal sobre o caso. O ex-ministro fez um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e está em prisão domiciliar.
O MPF denunciou em setembro do ano passado o ex-presidente, o ex-ministro Gilberto Carvalho e mais cinco pessoas por, supostamente, vender uma medida provisória de 2009 a montadoras de veículos.
Eles são acusados de corrupção ao elaborar e editar, em 2009, a MP 471, que prorrogou por cinco anos incentivos fiscais a fábricas instaladas no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, a título de fomentar o desenvolvimento dessas regiões.
Outra MP, a 627, renovou em 2013 os benefícios da 471 que estavam por vencer no ano seguinte. A regra que prorrogou novamente os incentivos foi incluída no texto no Congresso, via emenda parlamentar.
Esse caso é tratado em outra ação penal, na qual Lula e o filho caçula, Luís Claudio, são acusados de tráfico de influência para viabilizar a aprovação do benefício.
A investigação foi feita pelo MPF na Operação Zelotes, com apoio técnico da Coordenação-Geral de Procedimentos Especiais da Corregedoria-Geral Do Ministério da Fazenda.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15:29
MPE ingressa com ação para anular nomeação e posse de Maluf no TCE
Na ação, os promotores alegam que o parlamentar estadual não preenche os requisitos constitucionais para ocupar o cargo, que é vitalício e detém status de desembargador do Tribunal de Justiça.
11:30
Desemprego é o maior dos últimos sete anos em 13 capitais brasileiras em 2018
Taxa recuou em 18 dos 26 estados e DF
11:21
Decisão sobre conexão entre crime comum e eleitoral pode atingir Lava Jato
PGR vê risco em julgamento no STF que definirá se caso de corrupção ligado a caixa dois pode ir para Justiça Eleitoral
11:17
Moro e procuradores põem STF em xeque ao fazer balanço da Lava Jato
Artigos defendem prisões em segunda instância e criticam ministros que contrariam operação
20:41
Avô é suspeito de estuprar neta de sete anos em Brasnorte
A notícia veiculada chocou a população do distrito de Água da Prata, pois Nilson reside a vários anos no local e é bastante conhecido.
16:17
Maduro diz que fechará fronteira da Venezuela com o Brasil nesta quinta
Líder chavista disse que passagem entre os países fica 'fechada total e absolutamente até novo aviso'. Medida vem em meio a pressão para que ele permita a entrada de ajuda humanitária.
15:46
Proprietária de supermercado é presa por vender carne imprópria para o consumo humano
De acordo com o promotor de Justiça Carlos Frederico Régis de Campos esta não é a primeira vez que o referido estabelecimento é autuado por comercializar produtos impróprios ao consumo.
15:42
Policiais Militares de Juína que brincaram de bets com crianças receberam homenagem do Comando Geral da PM de MT
Um vídeo onde dois policiais de uma equipe de moto patrulhamento apareceram brincando com crianças do bairro, São José Operário, da cidade de Juína
15:36
Sindicatos vão a Justiça barrar Lei que "trava" RGA em MT
Deputado João Batista voltou a criticar Governo por "culpar" servidores pela crise financeira
15:32
STF manda Congresso regulamentar Lei Kandir; decisão beneficia MT
Aprovada em 1996, a Lei Kandir reduziu a arrecadação dos estados ao prever casos de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre alguns produtos destinados à exportação.
MAIS LIDAS
Avô é suspeito de estuprar neta de sete anos em Brasnorte
Homem é assassinado a pauladas em Brasnorte.
Pesquisa: Band FM Brasnorte recebe 3 prêmios em noite de reconhecimento das empresas locais
Bebianno é demitido, e caso dos laranjas do PSL leva à primeira queda de ministro do governo Bolsonaro
Paulo Preto guardava R$ 100 milhões em bunker, disse delator à Lava Jato
Policiais Militares de Juína que brincaram de bets com crianças receberam homenagem do Comando Geral da PM de MT
Maduro diz que fechará fronteira da Venezuela com o Brasil nesta quinta