
Juíza que estará em Juína participa de evento nos Estados Unidos
A juíza da 2ª Vara Cível, Adriana SantAnna Coningham, representou o Poder Judiciário na 19ª Conferência Anual do Banco sobre Terra e Pobreza.
Por: Mídia News
Publicado em 09 de Abril de 2018 as 10:49 Hrs
O evento ocorreu em Washington D.C, capital dos Estados Unidos, de 19 a 23 de Março. Sob o título “Vara Especializada Sobre a Terra em Mato Grosso, Brasil: Conquistas e Desafios em Coletivos da Terra”, o artigo da magistrada foi escolhido para apresentação dentre os mais de 900 inscritos.
O texto foi escrito em coautoria com o professor da Unicamp Bastiaan Reydon, o advogado da OAB-MT Rodrigo Miranda, o conselheiro da Anoreg-MT José de Arimatéa Barbosa, e o assessor da Vara Agrária Vitor Hugo Souza Jr. Para sua construção, foram levantados dados inéditos dos conflitos possessórios no Estado, como o total de área envolvido, os tipos de atividades desenvolvidas nessas áreas e as porcentagens de áreas públicas e privadas, dentre outras informações.
Segundo a magistrada, a apresentação teve como objetivo mostrar o protagonismo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso nos conflitos de terra, com a criação da Vara Especializada em direito agrário no ano de 2008, da Comissão Estadual de Assuntos Fundiários, em 2011, envolvendo todos os órgãos fundiários no debate e das Comissões Municipais de Assuntos Fundiários, em 2014.
“Na apresentação, destacamos a acessibilidade da nossa Justiça, haja vista que em muitos conflitos o juiz da vara especializada em direito agrário se desloca até o local do conflito onde conversa com todos os envolvidos, o que, apesar da dificuldade de acesso e distâncias percorridas, é uma ação extremamente inclusiva e permite ao juiz um profundo conhecimento sobre o conflito”, relata a juíza.
Para ela, dois objetivos foram alcançados “o primeiro, de projetar o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário em Mato Grosso e, o segundo, em aprimorar constantemente minha compreensão como julgadora sobre o tema, com a possibilidade de aprender e trazer práticas mais eficientes eventualmente desenvolvidas por outros países que possam de alguma forma minimizar os conflitos pela terra”.
O próximo passo será a divulgação dos dados levantados aos interessados pela questão fundiária. Uma reunião com instituições, associações, movimentos sociais e demais envolvidos com conflitos coletivos possessórios rurais será realizada ainda este mês com o objetivo de ampliar o debate na busca de soluções.
A Juíza participará da audiência pública que discutirá regularização fundiária rural e urbana na sexta-feira (13/04) no auditório do Sicredi em Juína.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte