
Intensificam-se as ações de proteção à terra indígena Kawahiva do rio Pardo, em Colniza
A Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo está declarada por meio da Portaria nº 481 do Ministério da Justiça, publicada em 20 de abril de 2016, e abriga um grupo de índios isolados, considerados um dos mais vulneráveis do planeta.
Por: Juína News
Publicado em 03 de Junho de 2019 as 15:28 Hrs
O mês de maio foi marcado por uma intensificação das operações de proteção à Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, localizada em Colniza, noroeste do Mato Grosso. As ações, realizadas pela FUNAI em parceria com a Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, buscam evitar e reprimir ilícitos como ocupações irregulares, grilagem e extração ilegal de madeira na área protegida.
A Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo está declarada por meio da Portaria nº 481 do Ministério da Justiça, publicada em 20 de abril de 2016, e abriga um grupo de índios isolados, considerados um dos mais vulneráveis do planeta. A invasão de seus limites e a destruição de seus recursos configura violência gravíssima contra esse povo indígena, que sequer possui imunidade para as doenças do “homem branco”, podendo vir à extinção através de um contato com madeireiros, grileiros e outros tipos de invasores.
Os Kawahiva do Rio Pardo são nômades, não praticam agricultura e vivem apenas de caça e coleta. Nesse sentido, precisam de grandes áreas preservadas para se locomoverem e sobreviverem, longe da chamada “civilização”. Do contrário, podem contrair doenças como gripe e sarampo, dizimando praticamente todo o grupo.
Justamente por serem índios que buscam o isolamento, vivendo exclusivamente dentro da floresta, os Kawahiva do Rio Pardo não são vistos na cidade ou nas estradas da região. Contudo, os agentes da FUNAI já encontraram centenas de vestígios que permitem conhecer melhor os seus hábitos, realizando inclusive uma rara filmagem do grupo em 2011 (https://youtu.be/PYO2zu0Z65U).
A parceria com a Polícia Militar é fruto de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, havendo decisão judicial garantindo permanentemente a presença de policiais na Base, o que tem se mostrado bastante efetivo para a proteção da área.
No início do mês a FUNAI e a PM identificaram uma tentativa de grilagem na região, fazendo uma comunicação ao Ministério Público Federal e intensificando as atividades de fiscalização em seus pontos de acesso.
Também em maio, com o auxílio da Polícia Federal, foi cumprido um Mandado de Desocupação em uma antiga fazenda da região, cujo caseiro ainda resistia em ocupar a área. Nesse sentido, não há mais qualquer imóvel ocupado no interior da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, estando garantido o usufruto exclusivo daquele território para os indígenas isolados.
Não sendo o bastante, as equipes da FUNAI e da Polícia Militar ainda flagraram uma extração ilegal de madeira no interior da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, situação extremamente preocupante para a vida dos índios, mas que por outro lado comprova a eficiência do trabalho que vem sendo realizado. Os responsáveis pela infração foram identificados e as atitudes legais estão sendo tomadas.
Diante das decisões judiciais existentes, em ações movidas pelo Ministério Público Federal, e em razão da extrema vulnerabilidade dos índios isolados Kawahiva do Rio Pardo, as ações de proteção serão – cada vez mais – intensificadas, evitando uma verdadeira tragédia que seria a extinção dessa população originária.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista