Grilagem, especulação e desmatamento ilegal são 'inimigos do meio ambiente', dizem especialistas
Em Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que 'o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza'; ambientalistas argumentaram
Por: Por Fabio Manzano, G1
Publicado em 22 de Janeiro de 2020 as 09:08 Hrs
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (21) no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que "o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza". A declaração foi feita quando ele comentava sobre a relação entre indústria e meio ambiente.
"As pessoas destroem o meio ambiente porque precisam comer", disse Guedes. "Eles [pessoas pobres] têm todas as preocupações que não são as preocupações das pessoas que já destruíram suas florestas, que já lutaram suas minorias étnicas, essas coisas... É um problema muito complexo, não há uma solução simples."
Para o climatologista brasileiro Carlos Nobre, a fala do ministro "não faz sentido" ao se tratar da floresta amazônica ou de regiões desmatadas do sudeste asiático. Segundo ele, nestas regiões, a maior parte das áreas desmatadas foram destinadas ao desenvolvimento do agronegócio, a pecuária e soja no Brasil e Bolívia; e a exploração do óleo de palma na Ásia.
Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, a fala do ministro foi "infeliz" e o desmatamento está mais relacionado aos grandes latifúndios do que às pequenas propriedades de terra.
"Mais de 90% dos casos de desmatamento na Amazônia são ilegais", disse Rittl. "O maior inimigo do meio ambiente é a condescendência do governo com os crimes ambientais. Grupos por trás da grilagem de terra, da exploração e mineração têm sido recebidos a todo instante por representantes do governo."
Para a coordenadora da campanha de políticas públicas do Greenpeace, Luiza Lima, a fala de Guedes é, "além de errada, imoral com a população mais pobre."
"O Guedes, em sua fala, não só defendeu um modelo atrasado, poluente e tóxico, concentrado nas mãos de poucos", disse Lima. "Ele culpabilizou o pobre pela destruição do meio ambiente. Na verdade, o pobre é a principal vítima."
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS