
Fiocruz inicia etapa final da produção de vacina 100% nacional contra Covid
Fundação deve transferir nesta sexta (14) o primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da área de armazenagem para o setor de formulação
Por: CNN
Publicado em 14 de Janeiro de 2022 as 11:54 Hrs
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deve transferir nesta sexta-feira (14) o primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da área de armazenagem para o setor de formulação. O insumo começará a ser usado na fabricação de vacinas contra a Covid-19, junto ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).
Desde o ano passado, a Fiocruz produz no Brasil a vacina desenvolvida pela AstraZeneca contra a doença, mas com IFA importado do laboratório chinês WuXi Biologics.
A fundação informou que nos dias seguintes haverá o processamento final das vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais, passando pelas etapas de formulação, envase, revisão, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, conforme já ocorre com as vacinas produzidas a partir do IFA importado.
As primeiras doses estão previstas para serem entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.
A Fiocruz diz que continuará normalmente com a produção da vacina contra o coronavírus, intercalando o processamento de lotes utilizando IFA importado com o processamento de remessas utilizando o insumo nacional.
O ingrediente nacional começou a ser produzido ainda em julho de 2021 e teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 7 de janeiro de 2022.
O IFA é um dos insumos mais importantes da vacina, pois contém as informações necessárias para que o corpo produza defesas contra o SARS-CoV-2.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, falou que “este é um passo que o Brasil dá na autossuficiência das vacinas contra a Covid-19 e para também, quem sabe, passar a ser um exportador de vacina e um supridor desse insumo para toda a América Latina”.
Ele destacou a importância do investimento no parque industrial de saúde no Brasil. “Esse passo sinaliza a independência para a produção desse insumo, que se mostrou fundamental no enfrentamento à pandemia”, afirmou.
Cruz diz que o imunizante já está incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que o brasileiro mostrou que tem uma cultura de se vacinar. “Mais de 90% do público-alvo já tomou a primeira dose e mais de 80% tomou a segunda dose. Diante disso, a produção da vacina em solo brasileiro vai suprir essa demanda”, finalizou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte