Fiocruz cria aplicativo para combater fake news sobre o coronavírus
App lançado pela Fiocruz 'Eu Fiscalizo' busca combater fakenews sobre coronavírus.
Por: Jovem Pan
Publicado em 11 de Fevereiro de 2020 as 09:17 Hrs
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está alertando para as fake news sobre o coronavírus e, para combater a disseminação desses conteúdos falsos, anuncia a criação do aplicativo para denúncias, dúvidas e informações. Chamado de “Eu fiscalizo”, o sistema possibilita também os usuários a avaliar conteúdos noticiados.
A epidemia na China provoca alerta mundial, mas no Brasil não foi confirmado nenhum caso da doença. O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, cita discriminação aos orientais.
“O Coronavírus tem uma questão que começa a aparecer, e a gente precisa combater com relação a fake news, a discriminação. Só para vocês terem uma ideia, já recebemos mais de um caso de pessoas que vão com quadro gripal e disseram ter vizinhos chineses. O Rio de Janeiro tem uma colônia chinesa grande, e o fato de ter a presença de um chinês, não significa que vai ter coronavírus. Isso começa e chega no serviço, chega exatamente assim”. Ele afirma que cabe à imprensa informar ao máximo a população sobre a doença./
Jean Gorinchteyn, médico infectologista do Emílio Ribas, concorda. Em entrevista ao Pânico, ele ressaltou a necessidade de verificar a qualidade das fontes consultadas. “A importância de trazer boas fontes, mesmo esse técnico, eu preciso sim, saber. Ele está em uma sociedade específica, por exemplo, estamos falando vírus. Dentro da sociedade de infectologia, [procurar] um hospital referência, isso é importante. Óbvio, nós tivemos essa semana alguém que se passou por médico, trazendo essas informações distorcidas.”
A pesquisadora da Fiocruz, Claudia Galhardi, responsável pelo aplicativo, diz que a tecnologia ajuda a diminuir o pânico. “A iniciativa desse aplicativo é não só fomentar a participação da sociedade, mas também que possamos implementar políticas públicas. Em relação a qualidade da programação televisiva, ás publicidades e suas infrações cometidas e, principalmente, hoje estamos vivendo um momento de disseminação de conteúdos falsos, principalmente causando pânico e impactos negativos na sociedade”. Galhardi acrescenta que qualquer notícia falsa disseminada nas redes pode ser enviada ao aplicativo “Eu fiscalizo”. Em relação à Fiocruz, a fundação vem ajudando a analisar casos suspeitos de coronavírus e a estudar mais a doença.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
18:45
Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil
Com crescimento expressivo de público e expositores, evento realizado em Cuiabá triplica tamanho em relação à edição anterior e já anuncia data para 2026.
14:52
Médico celebra 50 anos de dedicação à cirurgia e à saúde pública em Juína
O Dr. Joaquim Delfino Coelho se formou no ano de 1975 no Rio de Janeiro e tem atuado há décadas no noroeste de Mato Grosso.
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
MAIS LIDAS






