
Falsa médica acusada de mandar matar prefeito de Colniza tem pedido de liberdade negado
Yana está presa desde dezembro de 2017.
Por: Só Notícias
Publicado em 21 de Dezembro de 2018 as 11:48 Hrs
Os desembargadores da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negaram o pedido de habeas corpus feito pela defesa da médica Yana Fois Coelho Alvarenga. Ela é acusada de planejar, junto com o marido Antônio Pereira Rodrigues Neto, a execução do prefeito de Colniza (700 quilômetros de Sinop), Esvandir Antônio Mendes, 61 anos, morto em dezembro do ano passado.
Para os desembargadores, “a comprovação da materialidade” e os “indícios da autoria, bem como a necessidade de resguardo da ordem pública, à luz da gravidade concreta do crime, justificam a mantença da custódia cautelar”. Também entenderam que a discussão “acerca de ter ou não a paciente perpetrado o delito a ela imputado demanda um acurado exame do conjunto fático-probatório a ser produzido durante a regular instrução processual penal em juízo, incompossível com a vereda estreita do habeas corpus”.
Os magistrados ainda levaram em consideração um possível risco de fuga. “Descabe excogitar da substituição da custódia preventiva por medidas cautelares diversas da prisão quando evidenciado, à luz de fatos concretos, que colocam em xeque a operacionalidade e a eficácia de tais medidas, o potencial risco à ordem pública, sobretudo diante de comunicação oficial das autoridades estatais responsáveis pelo sistema penitenciário estadual, a dar conta do supino risco de resgate, seguido de fuga, em mero recambiamento da paciente entre comarcas distintas”.
Yana está presa desde dezembro de 2017. Ela responde ação penal por homicídio qualificado majorado, tentativas de assassinato, associação criminosa armada e corrupção de menor. Além da médica e o marido, também respondem pelo crime Zenilton Xavier de Almeida e Welison Brito Silva.
De acordo com denúncia do MPE, Antônio e Yana planejaram o crime por “motivos pessoais”. Zenilton e Welison teriam utilizado um rifle calibre 22 e um revólver calibre 38 para matar Esvandir. Um adolescente ainda teria sido contratado para dar suporte à dupla em um veículo Hyundai HB20 branco. Eles receberiam R$ 5 mil cada um como recompensa, que seria paga pelo casal.
Em outubro deste ano, a Polícia Federal confirmou que Antônio Pereira era um dos líderes do tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em Mato Grosso. Segundo informações de um delegado da PF, um dos 29 mandados expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal foi cumprido, naquele mês, na unidade prisional de Juína, onde o suspeito segue preso pelo crime contra ex-gestor municipal.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte