
Estado demite 24 e cassa aposentadoria de 12 servidores por esquemas no Detran
Servidores são acusados de "venderem" CNH até para pessoas não alfabetizadas
Por: Folha Max
Publicado em 10 de Maio de 2019 as 16:52 Hrs
O governador Mauro Mendes (DEM) publicou hoje (10) no Diário Oficial do Estado (DOE) 11 portarias referentes a resultados de Processos Administrativos Disciplinarem (PADs), instaurados em face de servidores do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), todos concursados. As investigações resultaram na demissão de 24 servidores da autarquia e cassação da aposentadoria de outros 12.
Todas as penalidades foram aplicadas a servidores que foram alvos da Operação Fraus, deflagrada pela Polícia Civil no ano de 2013, que desarticulou um esquema de venda de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) em 39 cidades de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
Na ocasião, a PJC cumpriu 19 mandados de prisão temporária e 116 conduções coercitivas contra pessoas envolvidas na venda de CNHs. Além disso, os policiais também cumpriram 48 mandados de busca e apreensão.
As investigações, iniciadas em Cáceres (219 km de Cuiabá), apontam que a licença para dirigir estava sendo vendida a cidadãos que, em alguns casos, sequer compareciam ao Detran para realização das provas teórica e prática. Em outros casos, pessoas semianalfabetas, que mal conseguiam ler, também conseguiram ser aprovadas no Exame.
Outro ponto destacado nas investigações é que pessoas de Goiás começaram a vir para Mato Grosso para realizarem as provas, uma vez que não estavam conseguindo a aprovação em seu estado de origem. As investigações também apontaram para a fraude de atestados médicos e exames psicológicos. A Polícia iniciou as investigações em 2010, mas a operação foi deflagrada somente em 2013.
As sanções serão aplicadas de forma imediata, mas ainda cabe recurso a todos os servidores condenados.
No dia 30 de abril, o Governo publicou também a demissão de uma servidora envolvida no esquema, Elisete Rech Beling de Miranda. Além de ser demitida do serviço público, ela também foi proibida de contratar com a Administração Pública.
SERVIDORES COM APOSENTADORIA CASSADA
DIVINA LÚCIA PARENTE GOMES
FRANCISCA DE QUEIROZ
FRANCISCA LOPES DE ALMEIDA MORAES
IVO SOARES DA SILVA
IZETE DOMINGAS DE JESUS OLIVEIRA
JOÃO CARLOS ROSA MAIDANA
JOÃO LOURENÇO LADISLAU
LEIZA MARIA FERREIRA DE SÁ SILVA
LIBIA FERREIRA DUARTE
LUCÍLIA SOUZA GARCIA
MARIA ROSA DE JESUS
PAULO MARCELINO DE AZEVEDO
SERVIDORES DEMITIDOS
ADMIL SILVA MORAES
ARLETE TAVARES DE LIMA SOUZA
ATAÍDE DIAS DE MOURA
BENEDITO ODENIR SILVA
ELISEU ANTÔNIO DOS SANTOS
FERNANDO DA COSTA
HUGO CÉSAR RAMOS PATERNEZ
ILUISA GLÓRIA MORAES
JANINI FALCÃO FREITAS
JOSÉ AUGUSTO SILVA NUNES DA MATA
JOSÉ CÂNDIDO SOARES
JUCILENE MARIA DE OLIVEIRA GAIVA
JULIANO MARÇAL ROSA
MAILTON LOURENÇO PEREIRA
MARCOS CÉSAR MARQUES HERANI
MARIA DE FÁTIMA ZONOIZO SILVA
MARIA JEORGINA CONCEIÇÃO DA SILVA
MÁRIO LÚCIO DE FREITAS
NATÁLIA ROSA DE MACEDO
PAULO ROBERTO MARQUES DA COSTA
ROBERTO RAMOS DOS SANTOS
SILVIO JOSÉ BUENO DE ALMEIDA
TEREZINHA DE FÁTIMA OLIVEIRA
WILLIAN DOS SANTOS SOARES
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:38
Homem causa pânico em Bairro de Juína e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína