
Entenda como Marcos do Val viajou aos EUA mesmo com o passaporte bloqueado
Por: CNN
Publicado em 25 de Julho de 2025 as 10:38 Hrs
Mesmo com passaporte bloqueado por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) viajou aos Estados Unidos.
Segundo o parlamentar, a viagem foi possível devido ao seu passaporte diplomático — utilizado por autoridades a serviço do governo brasileiro. O documento é emitido pelo Itamaraty.
Apesar de ter alegado que o deslocamento foi formalmente informado aos órgãos competentes, o parlamentar não explicou o motivo da viagem. O Senado Federal está em recesso e as atividades legislativas só serão retomadas no dia 4 de agosto.
Em agosto do ano passado, a Polícia Federal (PF) esteve em um endereço do senador Marcos Do Val, em Vitória (ES), para apreender passaportes do parlamentar, inclusive o diplomático por determinação do STF. Na ocasião, os itens não teriam sido localizados.
Já em fevereiro deste ano, a Primeira Turma do STF rejeitou, por unanimidade, um recurso do senador e manteve o bloqueio e a entrega dos passaportes. Na época, o senador chamou atenção para o bloqueio de seus documentos oficiais enquanto ainda ocupava o cargo no Congresso.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.