Em meio a corte na educação, Bolsonaro defende colégios militares em todas as capitais
Governo federal cortou 30% nos repasses de verbas a universidades federais
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 06 de Maio de 2019 as 15:43 Hrs
Em meio ao anúncio de bloqueio de verbas na educação, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (6) que pretende construir um colégio militar em cada capital do país.
O país tem 13 colégio militares, sendo 11 em capitais. A intenção exigiria a construção de 16 novas unidades.
"Defendemos, junto ao Ministério da Defesa e da Educação um colégio militar em todas as capitais do Brasil. Já estamos concretizando a construção daquele que seria, pela área disponível, o maior colégio militar do país na área do Campo de Marte, em São Paulo", afirmou o presidente na cerimônia de lançamento de selo e medalha em comemoração aos 130 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro.
"Queremos mais crianças e jovens estudando nesses bancos escolares. Respeito, disciplina e amor à pátria são fundamentos importantes desses colégios. As escolas militares honram todos os brasileiros, destacando-se nas avaliações da educação básica, algumas liderando o ranking dos estados", declarou ele.
Na semana passada, o Ministério da Educação anunciou um corte de 30% nos repasses de verbas a universidades federais, em razão de um contingenciamento de R$ 5,8 bilhões no orçamento da pasta.
O corte, contudo, atingiu também escolas de ensino básico da rede federal, como o Colégio Pedro 2°, do Rio de Janeiro.
Vizinhos ao Colégio Militar, na Tijuca (zona norte), estudantes do Pedro 2° fizeram uma manifestação em frente à unidade em que estava Bolsonaro.
PROTESTO DENTRO DO COLÉGIO
Bolsonaro encontrou um ambiente favorável dentro do Colégio Militar. Na sua chegada, aos gritos, algumas crianças o chamaram de "mito", como é conhecido entre seus seguidores.
Contudo, o presidente foi alvo de um protesto quando entrava no carro para deixar a escola.
A ex-aluna Maria Eduarda Pontes Sá Ferreira, 24, atualmente estudante de Direito da UFRJ, o chamou de "inimigo da educação pública".
"A educação pública é a base da minha vida. Hoje estou me formando em Direito e gostaria de dizer para ele que ele é inimigo da educação pública", disse Ferreira.
"Ele deveria ter vergonha de vir aqui porque aqui é um colégio que forma muita gente que vai para as melhores universidades, que são as universidades públicas", concluiu ela após seu protesto, que foi abafado logo em seguida por apoiadores do presidente.
Ferreira criticou a proposta de Bolsonaro de construir um colégio do tipo em todas as capitais do país.
"Ele não tem noção do que é um colégio militar. Não é uma estrutura barata de manter. O que ele pode investir em colégios que já existem, em vez de construir mais colégios militares, vai beneficiar muito mais estudantes", disse.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:54
Cerimônia pública reúne autoridades e homenageia 52 cidadãos em Tangará
Policiais civis aposentados também receberam moções
18:30
Tangará recebe viatura exclusiva para a Patrulha Maria da Penha
O ato solene ocorreu na sede do 7° Comando Regional da Polícia Militar.
17:05
Reunião marca discussão entre executivo e legislativo sobre supostas fraudes em convênio
O encontro focou na transparência das ações da Secretaria de Saúde diante das denúncias de exames falsificados e pagamentos por serviços não executados.
17:03
Cartório Eleitoral alerta para prazo final da biometria em Brasnorte
Mais de 1,6 mil eleitores ainda não regularizaram situação; atendimento segue até 6 de maio
16:46
Brasnorte é premiada pelo terceiro ano consecutivo no Alfabetiza MT
Unidade da comunidade São Bento se destaca em avaliação estadual; município conquista premiação pelo terceiro ano consecutivo
16:26
Câmara de Brasnorte acompanha Fórum Agro MT e reforça compromisso com o setor produtivo
O encontro reuniu as principais entidades do agronegócio mato-grossense para debater pautas estratégicas e buscar soluções diante dos desafios enfrentados pelo setor.
11:56
Rotam apreende 19 tabletes de entorpecentes e prende suspeito por tráfico em Aripuanã
Durante a operação, equipes da Força Tática entraram em confronto com dupla em motocicleta
22:18
Vereadores de Brasnorte cobram governo por problemas na MT-170, atraso na MT-242 e ampliação da TI Manoki
Durante reunião na vice-governadoria, representantes de Brasnorte apresentaram relatório sobre rodovias e cobraram providências diante de possíveis prejuízos ao município.
17:22
Força Tática estoura ponto de tráfico e reforça combate ao crime em Tangará
Ação policial resulta na apreensão de drogas e intensifica a segurança no bairro, com foco no enfrentamento ao tráfico na região
13:33
Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e avaliação de metas fiscais
Audiências vão apresentar dados financeiros e investimentos em áreas como saúde e educação referentes ao terceiro quadrimestre de 2025.
MAIS LIDAS

