Disputa pela PGR tem estreante e subprocurador que já entrou em lista tríplice
Associação de procuradores levará três nomes mais votados para Bolsonaro, que poderá acatar ou não sugestão
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 07 de Maio de 2019 as 17:09 Hrs
Os subprocuradores-gerais Luiza Cristina Frischeisen e Mario Bonsaglia foram os dois primeiros a se candidatar, nesta segunda-feira (6), para a sucessão na Procuradoria-Geral da República. O mandato da procuradora-geral, Raquel Dodge, termina em setembro.
A eleição é organizada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) e desde 2003 vem sendo respeitada por todos os presidentes, apesar de não constar de lei.
O objetivo da votação interna é a formação de uma lista tríplice que será levada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 18 de junho.
Como mostrou reportagem da Folha, Bolsonaro tem sido orientado a indicar um subprocurador-geral da República, o último nível da carreira no MPF (Ministério Público Federal), para comandar o órgão.
Qualquer que seja o nome indicado, ele precisa passar por sabatina do Senado.
As inscrições de candidaturas vão até o próximo dia 15 —membros da carreira apostam que haverá ao menos mais quatro nomes na disputa.
Frischeisen e Bonsaglia são experientes na área criminal. Frischeisen é candidata pela primeira vez e anunciou que concorreria na última quinta (2). Bonsaglia já figurou entre os mais votados nas duas últimas listas (em 2015 e 2017).
Em conversas reservadas, o presidente não se comprometeu a escolher um dos indicados na lista tríplice. Bolsonaro não descarta, porém, levar a lista em consideração caso ela inclua um nome que o agrade. Por isso, ele definiu que irá aguardá-la antes de fazer sua escolha.
De acordo com auxiliares presidenciais, a defesa do nome de um subprocurador-geral é capitaneada por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), os quais argumentam que o assento ao lado do presidente de um tribunal superior só cabe aos que estão no topo da carreira.
Como as funções delegadas pelo procurador-geral —como as de vice-procurador-geral, vice-procurador-geral eleitoral e corregedor-geral— são exclusivas dos subprocuradores, para eles não faria sentido nomear alguém em posição anterior na carreira para ser o chefe da instituição.
COMO COSTUMA ACONTECER A ELEIÇÃO PARA A PGR
A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) faz a cada dois anos uma eleição para definir quem os membros da categoria mais querem no cargo de procurador-geral da República
Estão aptos a votar cerca de 1.300 procuradores
As regras e o calendário são definidos a cada edição, mas tradicionalmente pode se candidatar qualquer procurador do MPF, atue ele na primeira, na segunda ou na instância superior. Cada eleitor pode votar em mais de um nome
Os três candidatos mais votados compõem uma lista tríplice que é enviada ao presidente da República, ao qual cabe indicar um nome para o cargo. Por lei, o presidente não precisa aderir à lista, mas essa tem sido a tradição desde 2003
O escolhido precisa ser aprovado em sabatina do Senado. O mandato é de dois anos
O que faz o procurador-geral
É o chefe do Ministério Público da União (que inclui Ministério Público Federal, Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). Representa o MPF junto ao STF e ao STJ e tem atribuições administrativas ligadas às outras esferas do MPU
Os cotados
Raquel Dodge
Atual procuradora-geral, tem direito a concorrer a mais um mandato
Augusto Aras
Subprocurador-geral da República, é ligado a Dodge
Mario Bonsaglia
Subprocurador-geral da República, figurou na última lista tríplice
Lauro Cardoso
Procurador regional, foi secretário-geral na gestão de Rodrigo Janot
Blal Dalloul
Procurador regional, também foi secretário-geral na gestão de Janot
Vladimir Aras
Procurador regional, é ligado a Janot. É primo de Augusto Aras
José Robalinho
Presidente da ANPR, é apontado como candidato por colegas, mas não confirma
Luiza Cristina Frischeisen
Subprocuradora-geral, coordena a câmara criminal do MPF
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
MAIS LIDAS






