
Diante de aumento de queimadas na Amazônia, Mourão avalia volta de militares à região
Vice-presidente disse que desmatamento está sendo registrado em terras devolutas e afirmou não ver ministro do Meio Ambiente há muito tempo
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 07 de Junho de 2021 as 15:32 Hrs
Diante do aumento do número de focos de queimadas na Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão, que chefia o Conselho da Amazônia, disse nesta segunda-feira (7) que avalia uma nova operação militar na região, mas, desta vez, mais enxuta.
De acordo com o monitoramento de focos ativos do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Amazônia teve 1.166 focos de queimada somente em maio, recorde para o mês desde 2008, já que em 2007 foram registrados 1.176 focos. De janeiro até agora, já são 4.325.
"Não está bom", disse Mourão a jornalistas. O vice-presidente informou que pediu ao ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, um orçamento de uma operação de custo mais baixo que as anteriores, Verde Brasil 1 e Verde Brasil 2.
A ideia agora seria fazer uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) mais enxuta, focada "só nas áreas onde está havendo maiores problemas", disse Mourão, que aguarda uma resposta de Braga Netto ainda nesta segunda-feira.
Em fevereiro, Mourão anunciou a retirada das tropas a partir de 1º de maio, depois de um ano de atuação de militares na região.
A GLO na Amazônia começou em maio do ano passado e foi prorrogada três vezes. O fim dela, por decreto, já estava previsto para 30 de abril. É a GLO que permite a atuação das Forças Armadas na região.
Segundo disse Mourão em fevereiro, de 15 de maio de 2020 a 30 de janeiro deste ano, a Operação Verde Brasil 2 havia custado cerca de R$ 400 milhões.
Com a saída dos militares no mês passado, a ideia era que a fiscalização fosse feita com os efetivos próprios de Ibama, ICMBio, Funai, Incra, além das polícias Federal e Rodoviária Federal. Os efetivos das agências ambientais, no entanto, estão defasados.
Para o retorno das Forças Armadas, é necessária a autorização do presidente Jair Bolsonaro, com quem Mourão, apesar dos atritos dos últimos meses, pretende conversar após sinalização positiva de Braga Netto.
Mourão disse que há duas alternativas para o regresso dos militares: abrir uma ação orçamentária para apoio às agências ou a autorização de uma nova GLO focada nas localidades mais problemáticas.
"O desmatamento está ocorrendo nas terras devolutas, aquelas terras que são da União e que não estão distribuídas. Aí tem aquela turma que avança em cima achando que em algum momento ele vai poder se aproveitar dessa invasão que ele fez para, depois, ter direito a esta terra. E, na maioria das vezes, é para vender, né? É ilegalidade pura isso daí, a gente tem que combater", afirmou Mourão.
Questionado se também estava discutindo o assunto com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, Mourão respondeu em tom de ironia.
"O ministro Salles tem muito tempo que eu não vejo", afirmou.
No mês passado, Mourão já havia criticado a ausência do ministro em reunião do Conselho da Amazônia Legal. Para o vice, o gesto do auxiliar do presidente Jair Bolsonaro foi "falta de educação".
O vice já entrou em choques anteriormente com Salles, que é alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de exportação de madeira ilegal.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:03
Funai de Juína gasta R$ 85 mil em limpeza de terreno, mas área permanece suja
Apesar do gasto, área continua tomada pelo mato
12:56
Juína realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
A secretária também reforçou a importância da vacina contra o HPV no contexto do Outubro Rosa
09:19
Prefeitura propõe aumento salarial de 18,51% para professores da rede municipal
O reajuste será concedido de forma escalonada, dividido em três parcelas
17:34
Autores de chacina ocorrida em 2020 em Aripuanã são condenados a 68 anos de prisão
Dois homens foram sentenciados por quatro homicídios triplamente qualificados contra as vítimas, três delas da mesma família
17:40
Sicredi realiza neste domingo a primeira edição do ''Brasnorte Coopera'' na APAE com sorteio de 20 bicicletas
O evento é resultado de uma grande parceria entre entidades, empresários, produtores rurais e a comunidade local, reunindo mais de 70 apoiadores.
17:22
Brasnorte inicia vazio sanitário do algodão nesta quarta-feira (15)
Período segue até 14 de dezembro de 2025 e é essencial para o controle do bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura
16:43
Apagão: Aneel fará inspeção na subestação que pegou fogo no Paraná
Episódio afetou a oferta de energia elétrica em todas as regiões do país, na madrugada desta terça-feira (14)
16:40
Derrite diz que PEC da Segurança "engessa" acesso de estados a recursos
Secretário de Segurança Pública de São Paulo aponta falta de recursos e defende lei complementar para definir competências na segurança pública
16:35
Obra em rodovia é interditada por fósseis mais antigos que dinossauros
Pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Paraná, está paralisada após determinação do MPF; região é conhecida pela presença de fósseis com mais de 200 milhões de anos
16:19
1º Aviva Juína acontece em outubro com Marcha para Jesus e Festival da Adoração
O evento vem para celebrar o dia do evangélico e celebrar a cultura gospel, além de ser uma oportunidade de lazer para toda a família
MAIS LIDAS