
CPI 'fecha o cerco' contra sonegação nos combustíveis, mineração e frigoríficos
Setores terão sub-relatorias; órgãos de controle terão que se explicar
Por: Folha Max
Publicado em 19 de Março de 2019 as 16:06 Hrs
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal definiu hoje (19) os nomes dos deputados que vão compor as cinco sub-relatorias da CPI. Na última reunião, a comissão definiu O deputado Carlos Avalone (PSDB) como vice-presidente, e Ondanir Bortolini, Nininho (PSD) como relator-geral. A presidência é do deputado Wilson Santos (PSDB)
Na reunião de hoje (19), para agilizar e otimizar os trabalhos da CPI, os deputados definiram os nomes dos parlamentares que vão ocupar cada uma das cinco sub-relatorias. “O objetivo, segundo ele, é de cada um dos deputados membros da comissão aprofundar na análise dos documentos que deverão ser encaminhados à CPI”, disse Nininho.
O deputado Nininho, além de ser o relator-geral, ficou com a da mineração. Carlos Avalone com o de combustível, Max Russi (PSB) com o do agronegócio e a deputada Janaína Riva (MDB) com a do frigorífico. Já a sub-relatoria dos incentivos fiscais será sub-relatada pelos cinco deputados titulares da CPI.
Na reunião, que em determinado momento foi à porta fechada, os deputados confirmaram os nomes dos servidores que vão dar suporte à CPI, mas nenhum deles foi citado. “Cada sub-relator indicou uma pessoa para dar suporte à Comissão. A grande maioria é formada por servidores da Assembleia Legislativa”, destacou o deputado.
A próxima reunião que estava agendada para acontecer na próxima quinta-feira (21), às 14 horas, foi antecipada para quarta-feira (20), às 13h30, na sala 201. “Nessa reunião, o deputado Carlos Avalone vai fazer uma explanação sobre o programa de incentivo fiscal concedido pelo governo mato-grossense a empresários. Ele é um grande conhecedor dessa área, porque já foi secretário de governo”, afirmou Nininho.
Questionado se os trabalhos da CPI estão ganhando musculatura, Nininho disse que ações estão evoluindo. De acordo com o parlamentar, a CPI está aguardando as respostas dos requerimentos encaminhados aos órgãos de controle do estado. “Eles vão fornecer as respostas por escrito ou presencialmente. Esperamos que essas respostas cheguem o mais rápido possível e, com isso, a CPI possa marcar as datas das oitivas”, explicou o parlamentar.
Outra ação definida pela CPI foi à aprovação de convite a todos os órgãos de controles. Segundo Nininho, cada um deles deverá enviar à Comissão um representante ou o titular da pasta para explicar quais ncaminhamentos foram dados sobre as informações dos relatórios das CPIs (Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), e da Renúncia e Sonegação Fiscal já realizadas em 2015/2016 e 2017, respectivamente. A data para ouvi-los na CPI ainda não foi definida.
Na semana passada, a CPI aprovou o encaminhamento de dez requerimentos para que os representantes de cada uma delas prestem informações sobre os procedimentos adotados quanto ao relatório final das CPIs da Cooamat e Renúncia e Sonegação Fiscal. O documento foi enviado à Procuradoria da República em Mato Grosso, a Polícia Federal, Secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Delegacia Fazendária, Procuradoria Geral de Justiça, presidente do Tribunal de Justiça, Procurador Geral do Estado, Superintendente Regional da Receita Federal e ao Tribunal de Contas do Estado.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista