
Com redução de internações por Covid, preço dos medicamentos sofre nova queda
O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) é medido pela Fipe, que indicou que alta do dólar impede uma queda mais acentuada no valor dos medicamentos
Por: BEATRIZ PUENTE e IURI CORSINIDA - CNN
Publicado em 19 de Setembro de 2021 as 16:33 Hrs
Com o arrefecimento da pandemia e a queda nos índices de internações, os preços dos medicamentos para hospitais caíram, em média, 2,29% em agosto, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Essa é a terceira queda seguida. O IPM-H havia recuado 0,81% em junho e 1,90% em julho. Apesar dos recuos, no acumulado deste ano o índice registra alta de 9,93% e, nos últimos 12 meses, a alta é de 7,85%.
A queda em agosto foi influenciada pela variação negativa dos preços de quase todos os grupos de medicamentos incluídos na sua cesta. Essa queda foi impactada diretamente pela diminuição na demanda dos hospitais, com a redução significativa das internações em decorrência da Covid-19.
Segundo o coordenador de pesquisas da Fipe, Bruno Oliva, a redução poderia ser maior se o dólar estivesse no nível de 2019, por exemplo. Ele diz que o patamar elevado do dólar impediu que os preços caíssem ainda mais neste mês, mas que a tendência é que essa redução se mantenha nos próximos meses.
“No começo da pandemia houve um aumento muito grande das internações e uma incerteza do que iria acontecer. Então aumenta a demanda e isso faz com que haja aumento de preços. Com a queda das internações, há uma pequena diminuição das demandas dos medicamentos, o que diminuiu o preço, que é bastante atrelado à dinâmica da pandemia”, diz ele.
Oliva complementa que o dólar “impacta tanto nos medicamentos em si, como também indiretamente através dos insumos usados para a fabricação de outros medicamentos”.
Nos oito primeiros meses de 2020 a alta foi de 16,6%, extremamente impactado pelo auge da pandemia da Covid-19. Nos anos pré-pandemia, por exemplo, esse índice sempre variou entre 3% e 5%, o que mostra como a pandemia teve forte influência no aumento dos preços dos remédios.
O IPM-H mensura os gastos com transações realizadas entre fornecedores e hospitais brasileiros. Não é um índice que mede o valor dos remédios no varejo, para o consumidor, mas analisa o comércio do atacado, em relação ao que é vendido diretamente às unidades de saúde.
Esse valor é calculado pela Fipe e pela Bionexo, plataforma por onde são transacionados mais de R$ 12 bilhões de negócios no mercado da saúde por ano.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)