
Com redução de internações por Covid, preço dos medicamentos sofre nova queda
O Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H) é medido pela Fipe, que indicou que alta do dólar impede uma queda mais acentuada no valor dos medicamentos
Por: BEATRIZ PUENTE e IURI CORSINIDA - CNN
Publicado em 19 de Setembro de 2021 as 16:33 Hrs
Com o arrefecimento da pandemia e a queda nos índices de internações, os preços dos medicamentos para hospitais caíram, em média, 2,29% em agosto, de acordo com o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Essa é a terceira queda seguida. O IPM-H havia recuado 0,81% em junho e 1,90% em julho. Apesar dos recuos, no acumulado deste ano o índice registra alta de 9,93% e, nos últimos 12 meses, a alta é de 7,85%.
A queda em agosto foi influenciada pela variação negativa dos preços de quase todos os grupos de medicamentos incluídos na sua cesta. Essa queda foi impactada diretamente pela diminuição na demanda dos hospitais, com a redução significativa das internações em decorrência da Covid-19.
Segundo o coordenador de pesquisas da Fipe, Bruno Oliva, a redução poderia ser maior se o dólar estivesse no nível de 2019, por exemplo. Ele diz que o patamar elevado do dólar impediu que os preços caíssem ainda mais neste mês, mas que a tendência é que essa redução se mantenha nos próximos meses.
“No começo da pandemia houve um aumento muito grande das internações e uma incerteza do que iria acontecer. Então aumenta a demanda e isso faz com que haja aumento de preços. Com a queda das internações, há uma pequena diminuição das demandas dos medicamentos, o que diminuiu o preço, que é bastante atrelado à dinâmica da pandemia”, diz ele.
Oliva complementa que o dólar “impacta tanto nos medicamentos em si, como também indiretamente através dos insumos usados para a fabricação de outros medicamentos”.
Nos oito primeiros meses de 2020 a alta foi de 16,6%, extremamente impactado pelo auge da pandemia da Covid-19. Nos anos pré-pandemia, por exemplo, esse índice sempre variou entre 3% e 5%, o que mostra como a pandemia teve forte influência no aumento dos preços dos remédios.
O IPM-H mensura os gastos com transações realizadas entre fornecedores e hospitais brasileiros. Não é um índice que mede o valor dos remédios no varejo, para o consumidor, mas analisa o comércio do atacado, em relação ao que é vendido diretamente às unidades de saúde.
Esse valor é calculado pela Fipe e pela Bionexo, plataforma por onde são transacionados mais de R$ 12 bilhões de negócios no mercado da saúde por ano.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas