
Com diminuição nos casos suspeitos de coronavírus, Saúde pede atenção com sarampo
Segundo Mandetta, o sarampo gera uma preocupação extra com o novo coronavírus.
Por: Jovem Pan
Publicado em 11 de Fevereiro de 2020 as 09:22 Hrs
O governo tem como meta vacinar 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos contra o sarampo. A campanha, que começou nesta segunda-feira (10), vai até o dia 13 de março nos postos de saúde. Só neste ano já são 202 casos da doença no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, e quase 3/4 estão na região Sudeste.
No ano passado, mais de 18 mil pessoas contraíram o sarampo no país, com 15 mortes — 14 delas no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Ambos os estados já registraram casos em 2020 — assim como Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, mas sem vítimas fatais.
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alerta que alguns estados ainda estão com vacinação insuficiente. “Que mesmo a gente tendo falado ano passado, tem Estados com casos aumentados de sarampo, como: Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Piauí.”
Segundo Mandetta, o sarampo gera uma preocupação extra com o novo coronavírus. Para ele, caso a nova doença chegue ao Brasil, o ideal é que outros surtos estejam controlados, pois eles ajudam a baixar a imunidade do organismo — facilitando a contaminação pelo coronavírus.
Mandetta destaca o alto índice de transmissão do sarampo. “O vírus do sarampo, cada paciente contamina 18. Do coronavírus, mais ou menos 1.1. O sarampo é quase 18 vezes mais transmissível.”
Coronavirus
O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil vem caindo: chegou a 15 na semana passada, eram 11 no fim de semana e agora são 7: três em São Paulo e um em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Não há nenhum caso confirmado até aqui.
O ministro Luiz Henrique Mandetta considera a queda natural, devido a medidas de precaução tanto na China, como a limitação da circulação de pessoas, como no Brasil. Mas disse que o alerta de emergência tem que continuar para quando a situação se normalizar.
“Isso não vai se manter indefinidamente, a vida volta ao normal. Precisamos ficar vigilantes até que exista a vacina ou algo do gênero.”
De acordo com o Ministério da Defesa, os brasileiros repatriados da China continuam sem sintomas do coronavírus no segundo dia de quarentena, em Anápolis, interior de Goiás.
Eles passam por três avaliações diárias e nesta segunda, foram explicados sobre os procedimentos para caso algum deles tenha sintomas da doença. O grupo fica no local até o dia 26 de fevereiro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:03
Funai de Juína gasta R$ 85 mil em limpeza de terreno, mas área permanece suja
Apesar do gasto, área continua tomada pelo mato
12:56
Juína realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
A secretária também reforçou a importância da vacina contra o HPV no contexto do Outubro Rosa
09:19
Prefeitura propõe aumento salarial de 18,51% para professores da rede municipal
O reajuste será concedido de forma escalonada, dividido em três parcelas
17:34
Autores de chacina ocorrida em 2020 em Aripuanã são condenados a 68 anos de prisão
Dois homens foram sentenciados por quatro homicídios triplamente qualificados contra as vítimas, três delas da mesma família
17:40
Sicredi realiza neste domingo a primeira edição do ''Brasnorte Coopera'' na APAE com sorteio de 20 bicicletas
O evento é resultado de uma grande parceria entre entidades, empresários, produtores rurais e a comunidade local, reunindo mais de 70 apoiadores.
17:22
Brasnorte inicia vazio sanitário do algodão nesta quarta-feira (15)
Período segue até 14 de dezembro de 2025 e é essencial para o controle do bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura
16:43
Apagão: Aneel fará inspeção na subestação que pegou fogo no Paraná
Episódio afetou a oferta de energia elétrica em todas as regiões do país, na madrugada desta terça-feira (14)
16:40
Derrite diz que PEC da Segurança "engessa" acesso de estados a recursos
Secretário de Segurança Pública de São Paulo aponta falta de recursos e defende lei complementar para definir competências na segurança pública
16:35
Obra em rodovia é interditada por fósseis mais antigos que dinossauros
Pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Paraná, está paralisada após determinação do MPF; região é conhecida pela presença de fósseis com mais de 200 milhões de anos
16:19
1º Aviva Juína acontece em outubro com Marcha para Jesus e Festival da Adoração
O evento vem para celebrar o dia do evangélico e celebrar a cultura gospel, além de ser uma oportunidade de lazer para toda a família
MAIS LIDAS