Com diminuição nos casos suspeitos de coronavírus, Saúde pede atenção com sarampo
Segundo Mandetta, o sarampo gera uma preocupação extra com o novo coronavírus.
Por: Jovem Pan
Publicado em 11 de Fevereiro de 2020 as 09:22 Hrs
O governo tem como meta vacinar 3 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos contra o sarampo. A campanha, que começou nesta segunda-feira (10), vai até o dia 13 de março nos postos de saúde. Só neste ano já são 202 casos da doença no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, e quase 3/4 estão na região Sudeste.
No ano passado, mais de 18 mil pessoas contraíram o sarampo no país, com 15 mortes — 14 delas no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Ambos os estados já registraram casos em 2020 — assim como Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, mas sem vítimas fatais.
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta alerta que alguns estados ainda estão com vacinação insuficiente. “Que mesmo a gente tendo falado ano passado, tem Estados com casos aumentados de sarampo, como: Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Piauí.”
Segundo Mandetta, o sarampo gera uma preocupação extra com o novo coronavírus. Para ele, caso a nova doença chegue ao Brasil, o ideal é que outros surtos estejam controlados, pois eles ajudam a baixar a imunidade do organismo — facilitando a contaminação pelo coronavírus.
Mandetta destaca o alto índice de transmissão do sarampo. “O vírus do sarampo, cada paciente contamina 18. Do coronavírus, mais ou menos 1.1. O sarampo é quase 18 vezes mais transmissível.”
Coronavirus
O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil vem caindo: chegou a 15 na semana passada, eram 11 no fim de semana e agora são 7: três em São Paulo e um em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Não há nenhum caso confirmado até aqui.
O ministro Luiz Henrique Mandetta considera a queda natural, devido a medidas de precaução tanto na China, como a limitação da circulação de pessoas, como no Brasil. Mas disse que o alerta de emergência tem que continuar para quando a situação se normalizar.
“Isso não vai se manter indefinidamente, a vida volta ao normal. Precisamos ficar vigilantes até que exista a vacina ou algo do gênero.”
De acordo com o Ministério da Defesa, os brasileiros repatriados da China continuam sem sintomas do coronavírus no segundo dia de quarentena, em Anápolis, interior de Goiás.
Eles passam por três avaliações diárias e nesta segunda, foram explicados sobre os procedimentos para caso algum deles tenha sintomas da doença. O grupo fica no local até o dia 26 de fevereiro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
17:43
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Novo ciclo de investimentos, credibilidade e fortalecimento da comunicação regional em uma das cidades que mais crescem em Mato Grosso.
13:00
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE
A medida representa um importante apoio financeiro à APAE de Brasnorte e reforça a atuação integrada da Câmara na defesa do interesse público e da responsabilidade social.
11:42
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
A empresa possui um banco genético de doadoras instalado no próprio município, onde são realizadas as coletas de óvulos que, após os processos laboratoriais, se transformam em embriões comercializados para produtores de diversas regiões do Brasil.
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
MAIS LIDAS
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE






