
Câncer de boca afeta mais homens do que mulheres
Segundo oncologista, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a taxa de mortalidade
Por: Leia Agora
Publicado em 06 de Julho de 2022 as 17:42 Hrs
O mês de julho inicia com um incentivo a mais para intensificar os alertas a respeito do câncer de cabeça e pescoço. Instituído como ‘Julho Verde’, o objetivo é chamar atenção para os cuidados, prevenção, detecção precoce e disseminar informação para prevenção de cânceres na cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe.
No Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2020, o câncer da cavidade oral e de laringe são mais comuns nos homens, enquanto tireoide tem maior incidência em mulheres.
“O câncer de cabeça e pescoço é um termo que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide”, explica o médico oncologista e coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Santa Rosa, Eduardo Romero.
Em 2020, segundo dados do INCA, foram 4.767 mortes por câncer de cavidade oral em homens no Brasil. O oncologista faz um alerta sobre a importância da detecção precoce. “Em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade”, afirma o médico.
“Se diagnosticado precocemente, como a maioria das neoplasias, os cânceres de cabeça e pescoço têm mais chances de cura. Por isso, é fundamental manter um acompanhamento contínuo com seu médico. E também com um dentista pelo menos uma vez ao ano, que pode auxiliar na detecção de tumores na cavidade oral e língua, por exemplo”, destaca Eduardo Romero.
Tabaco e Álcool são fatores de risco
Pelo menos 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são causados pelo uso de tabaco e álcool, especialmente o câncer de boca, orofaringe, hipofaringe e laringe. “Também temos observado um aumento de casos relacionados ao vírus do HPV. E é importante destacar que já temos vacina disponível para esse vírus na rede pública”, explica o oncologista.
Eduardo Romero orienta para alguns sintomas: manchas brancas ou vermelhas na boca, que lembram uma afta, mas com dor persistente e possível sangramento ao serem tocadas, nódulos (caroços) no pescoço, dor frequente na garganta ou ao engolir alimentos, que pode chegar até a região dos ouvidos, rouquidão, e qualquer ferida na boca que não melhore.
“Em relação às principais formas de prevenção, recomendamos evitar o tabagismo, não consumir bebidas alcoólicas, manter bons hábitos de higiene oral e realizar a vacina contra o HPV, conforme as indicações por faixa etária (meninas de 9 a 14 anos, e meninos entre 11 e 14 anos). Essa vacina também pode ser realizada em pessoas imunodeprimidas (como transplantados, pessoas com HIV e naqueles em tratamento de câncer) até os 45 anos. Além disso, é importante manter consultas regulares com um médico e um dentista”, orienta Eduardo Romero.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
10:32
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Grupo atuava há anos com estrutura sofisticada e já foi alvo de cinco operações
19:07
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
A atitude do parlamentar é uma novidade na política brasnortense.
12:10
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Grupo ocupa 350 hectares em propriedade
12:02
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
12:00
Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT
Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino