
Câmara vai votar projeto que desonera tarifa de energia, diz Lira
De acordo com o presidente da Casa, votação está prevista para terça (24), após reuniões com parlamentares da base e da oposição
Por: R7
Publicado em 19 de Maio de 2022 as 16:30 Hrs
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta quinta-feira (19) que haverá uma reunião, na próxima semana, entre os parlamentares e demais Poderes para discutir a desoneração de tarifas de energia, de telecomunicações e de transporte. Lira disse ainda que a Câmara dos Deputados votará na próxima terça-feira (24) um projeto de lei complementar que trata sobre o tema, com alíquota máxima de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17%.
A matéria, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), tem como objetivo impedir que os itens sejam considerados equivalentes a outros produtos que têm alíquotas maiores de tributos por serem supérfluos.
"Este plenário terá a oportunidade de realmente dar um passo decisivo para contribuir com [a redução] do abuso dos impostos no que se refere a telecomunicações, energia, combustíveis e transportes", disse Lira.
De acordo com o presidente da Câmara, a discussão sobre o projeto terá participação também do Executivo e do Judiciário. "Nós vamos ter a real clareza de quem quer diminuir o preço de combustível, de energia, de transporte e de comunicação", afirmou.
Os parlamentares da oposição vão se reunir, às 8h, na residência oficial da Câmara. Depois Lira se encontra com os deputados da base, às 12h, e, à tarde, será feita a votação em plenário do projeto de lei complementar.
"Para que nós possamos organizar, na semana que vem, republicanamente, uma saída do Congresso, do Judiciário, do Executivo, da sociedade, para que dê uma medida de impacto [que prevê] a diminuição dos preços, que são inflacionários e mundiais", completou.
Após reunião com o ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, líderes partidários e representantes da Aneel, Lira afirmou, nesta quarta-feira (18), que o valor da conta de luz pode ser reduzido e cobrou publicamente "sensibilidade" por parte da agência e de distribuidoras na solução do problema, que afeta milhões de brasileiros.
No encontro, trataram da conta de luz no país, que sofreu reajustes de até 24% em ao menos quatro estados (Ceará, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte), e do projeto de decreto legislativo que interrompe a decisão da autarquia de reajustar os valores da tarifa de energia elétrica no Ceará.
Lira contou que o ministro ia se reunir com a agência, distribuidoras e parlamentares para discutir uma saída equilibrada. "A partir deste momento, ter um encaminhamento de solução para a diminuição desse repasse, que apesar de ser contratual pode ser minimizado num momento de grande dificuldade, com a retirada da bandeira e encaminhamento desse aumento por parte das distribuidoras", disse.
Nos últimos 12 meses, até abril, a energia subiu 20,52% e superou a inflação geral de 12,13% no período. Depois das pendências com bancos, com alta de 18,75%, as dívidas não pagas de contas básicas de água e luz foram as que mais cresceram no mês passado em comparação ao mesmo período de 2021.
O aumento foi de 7,92%, segundo aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Com o desemprego elevado e a inflação em alta, as pessoas estão direcionando os gastos para o consumo básico de comida.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte