
Câmara vai votar projeto que desonera tarifa de energia, diz Lira
De acordo com o presidente da Casa, votação está prevista para terça (24), após reuniões com parlamentares da base e da oposição
Por: R7
Publicado em 19 de Maio de 2022 as 16:30 Hrs
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta quinta-feira (19) que haverá uma reunião, na próxima semana, entre os parlamentares e demais Poderes para discutir a desoneração de tarifas de energia, de telecomunicações e de transporte. Lira disse ainda que a Câmara dos Deputados votará na próxima terça-feira (24) um projeto de lei complementar que trata sobre o tema, com alíquota máxima de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17%.
A matéria, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), tem como objetivo impedir que os itens sejam considerados equivalentes a outros produtos que têm alíquotas maiores de tributos por serem supérfluos.
"Este plenário terá a oportunidade de realmente dar um passo decisivo para contribuir com [a redução] do abuso dos impostos no que se refere a telecomunicações, energia, combustíveis e transportes", disse Lira.
De acordo com o presidente da Câmara, a discussão sobre o projeto terá participação também do Executivo e do Judiciário. "Nós vamos ter a real clareza de quem quer diminuir o preço de combustível, de energia, de transporte e de comunicação", afirmou.
Os parlamentares da oposição vão se reunir, às 8h, na residência oficial da Câmara. Depois Lira se encontra com os deputados da base, às 12h, e, à tarde, será feita a votação em plenário do projeto de lei complementar.
"Para que nós possamos organizar, na semana que vem, republicanamente, uma saída do Congresso, do Judiciário, do Executivo, da sociedade, para que dê uma medida de impacto [que prevê] a diminuição dos preços, que são inflacionários e mundiais", completou.
Após reunião com o ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, líderes partidários e representantes da Aneel, Lira afirmou, nesta quarta-feira (18), que o valor da conta de luz pode ser reduzido e cobrou publicamente "sensibilidade" por parte da agência e de distribuidoras na solução do problema, que afeta milhões de brasileiros.
No encontro, trataram da conta de luz no país, que sofreu reajustes de até 24% em ao menos quatro estados (Ceará, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte), e do projeto de decreto legislativo que interrompe a decisão da autarquia de reajustar os valores da tarifa de energia elétrica no Ceará.
Lira contou que o ministro ia se reunir com a agência, distribuidoras e parlamentares para discutir uma saída equilibrada. "A partir deste momento, ter um encaminhamento de solução para a diminuição desse repasse, que apesar de ser contratual pode ser minimizado num momento de grande dificuldade, com a retirada da bandeira e encaminhamento desse aumento por parte das distribuidoras", disse.
Nos últimos 12 meses, até abril, a energia subiu 20,52% e superou a inflação geral de 12,13% no período. Depois das pendências com bancos, com alta de 18,75%, as dívidas não pagas de contas básicas de água e luz foram as que mais cresceram no mês passado em comparação ao mesmo período de 2021.
O aumento foi de 7,92%, segundo aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Com o desemprego elevado e a inflação em alta, as pessoas estão direcionando os gastos para o consumo básico de comida.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:46
Corpo que pode ser de adolescente desaparecido em Juruena é localizado próximo à estrada rural
Ariel da Silva Andrade, de 15 anos, foi visto com vida pela última vez na noite do dia 31 de maio. O corpo estava com as mãos amarradas e a cabeça decapitada
17:42
Câncer de boca afeta mais homens do que mulheres
Segundo oncologista, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a taxa de mortalidade
17:39
Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico e defende fiscalização do comércio ilegal; entenda regras
Por votação unânime, agência aprovou relatório que manteve a proibição, importação e propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar.
11:39
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Apura-se, ainda, a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelo grupo criminoso, que se utilizava de empresas de fachada para movimentar valores.
10:52
Garimpo Sustentável: Prefeito se reúne com Representantes da METAMAT
O encontro ocorreu na tarde de terça-feira na prefeitura de Juína
10:49
Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).
17:26
Senar passa a ofertar em Juína assistência técnica para cultivo de mandioca
Os municípios de Juína e São José do Rio Claro são os únicos de Mato Grosso a contar com a assistência técnica nesse setor
15:44
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Investigação da delegacia de Juína logrou êxito em identificar paradeiro do foragido da justiça que teve apoio de policiais de Rondônia
15:38
Estrada de acesso ao Distrito de Terra Roxa recebe rebaixamento de morros
O rebaixamento de morro foi um pedido feito por moradores no ano de 2021
15:24
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
O ladrão retornou novamente no dia seguinte pela manhã e levou um outro botijão de gás colocado no lugar do furtado
MAIS LIDAS
Suspeito de correr pelado atrás de mulheres e crianças é preso em MT
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Quatro bandidos armados invadem residência, amarram vítimas, e fogem levando dois veículos em Juína
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
Investigado por atear fogo em casa de ex-companheira com a família dentro é preso em Brasnorte
Camioneta Hilux tomada de assalto em Juína, é localizada pela Polícia Militar em Tapurah