
BRASNORTE: Município completa 29 anos de emancipação politica administrativa.
Por: Maico Strappazzon/Prefeitura Municipal/ Repórter e
Publicado em 01 de Junho de 2018 as 18:56 Hrs
A população de Brasnorte comemora hoje dia 01 de junho, 29 anos de emancipação politica administrativa, 29 anos de crescimento e desenvolvimento.
Nascida pelo campo e desenvolvida pelo trabalho de sua gente, Brasnorte é uma força no noroeste de Mato Grosso, pronta para crescer e se destacar como uma referencia no estado, cortada pela BR 364 e pela rodovia MT 170 que liga mato grosso de norte a sul, Brasnorte produz em seus quase dezesseis mil quilômetros quadrados de território números expressivos.
O cultivo de soja se destaca com maior parte das lavouras, com uma produção em uma área total que ocupa aproximadamente duzentos e sessenta mil hectares, milho, milheto, feijão, algodão e girassol também merecem destaque, principalmente nas produções de segunda safra do município.
Pesquisas e muita tecnologia auxiliam a extrair o máximo do solo, aumentando a produtividade e qualidade dos trabalhos.
A pecuária também se destaca, sendo uma referencia em Brasnorte são 405.000 mil cabeças de gado de corte, e cerca de duas mil e setecentas cabeças de gado leiteiro, que geram mais de dez mil litros de leite por dia.
Uma história construída por famílias que vieram das mais diferentes regiões do país em busca de uma vida melhor.
“Brasnorte pertencia ao município de Diamantino MT, 530 km distante daqui, foram momentos difíceis, era nosso sonho ver o desenvolvimento de Brasnorte, muitas famílias merecem nosso respeito, são os pioneiros que construíram toda essa historia, com luta, sofrimento e muito suor, ainda pelo município de Diamantino fui eleito vice-prefeito e através de uma associação criamos o distrito de Brasnorte, pouco tempo depois aconteceu sua emancipação politica e muito me orgulho de dizer que sou brasnortense, tenho meus filhos e netos que são brasnortenses, pra mim é motivo de alegria fazer parte dessa trajetória”, destacou Ezequias Vicente ex prefeito Brasnorte nos anos 1989 a 1992.
Na década de 70 as primeiras famílias pisavam em solo brasnortense, e há quem nos conte que quando aqui chegou sentiu arrependimento de ter adquirido terras em uma região distante, sem estradas, sem o mínimo de condições para sobreviver.
“Através de um viajante que me convidou em 1979 eu vim conhecer Brasnorte, viemos de avião, e depois vim por terra e foi ai que me bateu arrependimento de ter comprado as terras, não tinha estradas era só picadas, foi um momento muito difícil, mas eu já tinha comprado e na época não tinha muitos interessados na região, o que ficou difícil, não tinha como vender, mas em 1984 as coisas começaram a melhorar por aqui e em 1985 foi quando eu decidi instalar um supermercado ao qual hoje ainda possuo e meus filhos administram”, contou Orlando Arteni Morandini pioneiro de Brasnorte.
Brasnorte tem uma população estimada de 20 mil habitantes, uma população que conta com um comércio atuante, com, destaque para setores varejista e prestação de serviços que estimulam a economia local, o ramo imobiliário também trás ótimos números e o crescimento urbano nos últimos anos é destaque com crescimento de bairros e novos loteamentos.
Brasnorte conta hoje com duas pequenas centrais hidrelétricas, gerando a energia necessária para impulsionar o ritmo de crescimento.
Mauro Rui Heiler atual prefeito de Brasnorte, em 2016 foi eleito pela maioria dos brasnortenses, são mais de 12 anos de vida publica. “Eu vim para Brasnorte em 23 de junho de 1980, daqui a 22 dias serão 38 anos de Brasnorte, cheguei aqui ainda menino, em tempos difíceis na época tudo era muito difícil, mas acreditei que aqui era um bom lugar de se viver e aqui estou até hoje, e com muita alegria afirmo a população, sempre sonhei e acreditei no desenvolvimento de nossa cidade, tivemos muitos avanços, parabenizo aqui todos os gestores que passaram e deram sua colaboração, em 2020 completarei 16 anos de vida publica, e até o termino da nossa gestão muitas coisas irão acontecer, nosso compromisso é com o desenvolvimento, mas mais que isso, nosso maior compromisso é com a população que espera em nós as melhorias, parabéns Brasnorte, parabéns aos quase 20 mil brasnortenses essas história é de vocês”, finalizou Mauro Rui.
As festividades em comemoração aos 29 anos de Brasnorte estavam previstas para acontecer junto com a festa do peão, Expobrás 2018, mas devido à paralisação dos caminhoneiros o evento foi adiado para o próximo fim de semana.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.