Brasil registrou quase 200 estupros por dia em 2018
Em 2018. foram registrados 66.041 casos de estupro, quase 200 por dia. A maioria das vítimas são meninas de até 13 anos, sendo quatro a cada hora.
Por: Jovem Pan
Publicado em 11 de Setembro de 2019 as 15:59 Hrs
No Brasil, enquanto os assassinatos diminuíram em 2018, os crimes relacionados a gênero, violência doméstica e estupro cresceram e preocupam.
Foram 57.341 homicídios no período. É a primeira vez em três anos que houve redução na taxa de mortes violentas intencionais no país – quase 11%. No entanto, a diminuição não é um fenômeno isolado e vem ocorrendo desde 2015.
Os dados são da 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (10), em São Paulo. Apenas Roraima, Tocantins, Amapá e Pará registraram aumento de mortes violentas.
Por outro lado, o número de pessoas mortas pela polícia bateu recorde no mesmo período, chegando a 6.220 casos. Desse total 99,3% eram homens, quase 78% com idades entre 15 e 29 anos e 75,4% eram negros.
Apesar da redução nos índices de violência, o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima, explica que não há uma relação direta com a alta taxa de letalidade da polícia.
“Aonde as policias matam mais não é exatamente onde o homicídio cai mais. Não existe nenhuma relação que ajudaria a explicar um ou outro fenômeno. O exemplo mais claro é Pernambuco, que conseguiu diminuir o índice e é um estado onde a polícia não mata.”
No ano passado, 343 policiais civis e militares foram assassinados, uma redução de 8% com relação ao ano anterior, sendo que 256 estavam fora do horário e local de serviço.
Estupro
Em 2018. foram registrados 66.041 casos de estupro, quase 200 por dia. A maioria das vítimas são meninas de até 13 anos, sendo quatro a cada hora.
A diretora executiva do Fórum, Samira Bueno, ressalta a importância de se prevenir esse tipo de crime. “A criança precisa entender que o que ela está vivenciando é uma violência. A gente precisa falar sobre isso em casa. Não podemos deixar que seja um tabu porque, se não, não identificamos. O estuprador precisa ser investigado e punido.”
Violência contra a mulher
A cada dois minutos uma mulher registrou uma ocorrência contra o companheiro em uma delegacia. O número de mulheres que morreram apenas por serem mulheres subiu 4%.
Foram 1.206 de feminicídio. A maioria delas eram negras e morreram quando tinham entre 30 e 39 anos. Em quase 89% dos casos o autor do assassinato foi o companheiro ou o ex-companheiro.
Outros dados
O Anuário de Segurança Pública ainda revela outros dados sobre segurança. Subiu para 42,4% o registro de novas armas de fogo no país, enquanto as apreensões caíram 5,2%.
Houve também redução nos crimes contra o patrimônio. Roubos de carga, por exemplo, diminuíram cerca de 20% em relação a 2017.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar