
Bradesco dá 'tiro no pé' ao criticar consumo de carne; Produtores e entidades reagem
Os pecuaristas do Brasil estão em campanha pelo fechamento de suas contas no Banco Bradesco.
Por: Domínio Rural
Publicado em 30 de Dezembro de 2021 as 10:04 Hrs
Os pecuaristas do Brasil estão em campanha pelo fechamento de suas contas no Banco Bradesco. A peleja começou após a divulgação de propaganda veiculada nas redes sociais em nome do Banco Bradesco com o título: “CARBONO NEUTRO”.

“Que tal escolher pratos vegetarianos?” Sugeriu uma mulher que apareceu na publicidade. “Criar gado vai causar emissões de gases de efeito estufa”, disse outra participante, no vídeo.
A mensagem surpreendeu e decepcionou o setor que sempre teve o Bradesco como uma instituição financeira parceira do produtor rural brasileiro. Com isso diversas instituições representativas e produtores emitiram notas de repúdio à campanha publicitária do Bradesco.
Em nota de repúdio o Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, entidade ligada ao Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), destaca que o vídeo institucional, trouxe uma abordagem em relação ao sistema de produção da carne brasileira de forma leviana e irresponsável. O que poderá trazer prejuízos imensuráveis à cadeia produtiva da pecuária nacional.
E exigiu um posicionamento oficial da Instituição Financeira para prestar os devidos esclarecimentos. Pois já existem pesquisas científicas realizadas por Instituições e Entidades de renome nacional e com alta credibilidade, tais como a EMBRAPA, provando que dentro do sistema de produção da carne brasileira, predominante a pasto, o capim sequestra muito mais carbono do que o boi emite, deixando assim um saldo positivo para o meio ambiente e contribuindo assim para melhorias na qualidade de vida do ser humano.
O Sindicato continua a nota apontando que a atividade Pecuária juntamente com a Agricultura e outros segmentos do AGRO, além de alimentar milhões de pessoas no Brasil e no mundo, vem sustentando a balança comercial brasileira às custas de muita dedicação e esforço do PRODUTOR, os quais pagam os juros mais altos do mundo para produzir alimento, à Instituições financeiras como o Banco Bradesco.
Além do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – FAET, através de seu presidente Paulo Carneiro e diretoria, representante do setor produtivo rural tocantinense, manifestou em nota de Repúdio neste dia 24.
Em Mato Grosso que tem o maior rebanho bovino do país, diversas entidades reagiram a publicação do banco. Maurício Tonhá, proprietário da Estância Bahia, uma das maiores leiloeiras do Brasil, se manifestou em uma rede social. "Em respeito a Pecuária Brasileira reforçamos a indignação ao ato de contra o ataque desnecessário que trabalha contra o setor que alimenta o mundo e movimenta a economia brasileira".
Após reação do setor produtivo, o Bradesco informou na sexta-feira, 24, que mandou tirar do ar um vídeo de sua campanha em favor do “carbono neutro” que irritou pecuaristas. Nas imagens, três influenciadoras digitais pregam a redução do consumo de carne.
Depois da repercussão negativa, a instituição financeira comunicou que “está tomando medidas severas” sobre o caso. Em carta aberta ao agronegócio, o banco salientou que acredita no potencial do agro.
“Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país”, ressaltou o Bradesco, ao mencionar que investe no agronegócio desde sua fundação.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS