
Bolsonaro: Se eu demarcar mais terras indígenas, fogo na Amazônia acaba agora
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras.
Por: Jovem Pan
Publicado em 27 de Agosto de 2019 as 16:06 Hrs
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou, nesta terça-feira (27), a quantidade de terras protegidas no Brasil. Em um encontro com os governadores da Amazônia Legal, ele afirmou que as queimadas na floresta estão sendo potencializadas por essas pessoas porque o governo não quis “demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil”.
“Esse problema está sendo potencializado pela TV Globo e outros países porque o nosso governo não aceitou demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil. Se eu demarcar agora, o fogo acaba na Amazônia daqui alguns minutos. É isso que alguns países querem”, declarou.
Durante seu discurso, Bolsonaro criticou diversas vezes a demarcação de áreas indígenas, quilombolas e a criação de parques nacionais, o que chamou de “indústria da demarcação das terras indígenas”, que teria começado no governo Sarney e sido ampliado durante a gestão de Fernando Collor de Mello.
Exploração e garimpo
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras. Ele ressaltou que as políticas anteriores para/com a Amazõnia usaram “o índio como massa de manobra para inviabilizar o progresso nesses Estados”, que, segundo ele, essto ” na região norte, mais rica do Brasil ou do mundo”, impedindo que eles fossem usados “para o bem comum nosso”.
“Não da pra admitir, um país tão rico como nós estar nessa situação”, continuou, afirmando a importância de se viabilizar o “desenvolvimento sustentável” da Amazônia, ou seja: “com responsabilidade ambiental, mas focando no desenvolvimento. “A questão ambiental tem que ser conduzida com racionalidade, e não com essa quase que selvageria como foi ao longo dos últimos governos. Temos que sair dessa situação em que nos encontramos, viver como pobres pisando em terras riquíssimas.”
Bolsoanro também voltou a defender o garimpo. “Precisamos de paz pro campo, progresso pros estados, incluir de verdade o índio na nossa sociedade, muitos deles já querem isso. Quando eu falei em legalizar o garimpo, eu fui massacrado pela mídia. Hoje, queremos legalizar, mas o que é isso? Ouvir o parlamento, eu não vou tomar nenhuma decisão usando caneta Compac ou BIC“, garantiu.
Próximos passos
O presidente prometeu que vai enviar um pacote de medidas para o Congresso Nacional para que trechos da legislação brasileira, no que diz respeito à Amazônia, sejam alterados. De acordo com ele, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vai procurar os governadores da região para reunir propostas necessárias até a próxima quinta-feira (29).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
MAIS LIDAS