
Bolsonaro: Se eu demarcar mais terras indígenas, fogo na Amazônia acaba agora
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras.
Por: Jovem Pan
Publicado em 27 de Agosto de 2019 as 16:06 Hrs
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou, nesta terça-feira (27), a quantidade de terras protegidas no Brasil. Em um encontro com os governadores da Amazônia Legal, ele afirmou que as queimadas na floresta estão sendo potencializadas por essas pessoas porque o governo não quis “demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil”.
“Esse problema está sendo potencializado pela TV Globo e outros países porque o nosso governo não aceitou demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil. Se eu demarcar agora, o fogo acaba na Amazônia daqui alguns minutos. É isso que alguns países querem”, declarou.
Durante seu discurso, Bolsonaro criticou diversas vezes a demarcação de áreas indígenas, quilombolas e a criação de parques nacionais, o que chamou de “indústria da demarcação das terras indígenas”, que teria começado no governo Sarney e sido ampliado durante a gestão de Fernando Collor de Mello.
Exploração e garimpo
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras. Ele ressaltou que as políticas anteriores para/com a Amazõnia usaram “o índio como massa de manobra para inviabilizar o progresso nesses Estados”, que, segundo ele, essto ” na região norte, mais rica do Brasil ou do mundo”, impedindo que eles fossem usados “para o bem comum nosso”.
“Não da pra admitir, um país tão rico como nós estar nessa situação”, continuou, afirmando a importância de se viabilizar o “desenvolvimento sustentável” da Amazônia, ou seja: “com responsabilidade ambiental, mas focando no desenvolvimento. “A questão ambiental tem que ser conduzida com racionalidade, e não com essa quase que selvageria como foi ao longo dos últimos governos. Temos que sair dessa situação em que nos encontramos, viver como pobres pisando em terras riquíssimas.”
Bolsoanro também voltou a defender o garimpo. “Precisamos de paz pro campo, progresso pros estados, incluir de verdade o índio na nossa sociedade, muitos deles já querem isso. Quando eu falei em legalizar o garimpo, eu fui massacrado pela mídia. Hoje, queremos legalizar, mas o que é isso? Ouvir o parlamento, eu não vou tomar nenhuma decisão usando caneta Compac ou BIC“, garantiu.
Próximos passos
O presidente prometeu que vai enviar um pacote de medidas para o Congresso Nacional para que trechos da legislação brasileira, no que diz respeito à Amazônia, sejam alterados. De acordo com ele, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vai procurar os governadores da região para reunir propostas necessárias até a próxima quinta-feira (29).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte