Bolsonaro: Se eu demarcar mais terras indígenas, fogo na Amazônia acaba agora
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras.
Por: Jovem Pan
Publicado em 27 de Agosto de 2019 as 16:06 Hrs
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou, nesta terça-feira (27), a quantidade de terras protegidas no Brasil. Em um encontro com os governadores da Amazônia Legal, ele afirmou que as queimadas na floresta estão sendo potencializadas por essas pessoas porque o governo não quis “demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil”.
“Esse problema está sendo potencializado pela TV Globo e outros países porque o nosso governo não aceitou demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil. Se eu demarcar agora, o fogo acaba na Amazônia daqui alguns minutos. É isso que alguns países querem”, declarou.
Durante seu discurso, Bolsonaro criticou diversas vezes a demarcação de áreas indígenas, quilombolas e a criação de parques nacionais, o que chamou de “indústria da demarcação das terras indígenas”, que teria começado no governo Sarney e sido ampliado durante a gestão de Fernando Collor de Mello.
Exploração e garimpo
Com o apoio dos governadores, o presidente defendeu amplamente a exploração dessas terras. Ele ressaltou que as políticas anteriores para/com a Amazõnia usaram “o índio como massa de manobra para inviabilizar o progresso nesses Estados”, que, segundo ele, essto ” na região norte, mais rica do Brasil ou do mundo”, impedindo que eles fossem usados “para o bem comum nosso”.
“Não da pra admitir, um país tão rico como nós estar nessa situação”, continuou, afirmando a importância de se viabilizar o “desenvolvimento sustentável” da Amazônia, ou seja: “com responsabilidade ambiental, mas focando no desenvolvimento. “A questão ambiental tem que ser conduzida com racionalidade, e não com essa quase que selvageria como foi ao longo dos últimos governos. Temos que sair dessa situação em que nos encontramos, viver como pobres pisando em terras riquíssimas.”
Bolsoanro também voltou a defender o garimpo. “Precisamos de paz pro campo, progresso pros estados, incluir de verdade o índio na nossa sociedade, muitos deles já querem isso. Quando eu falei em legalizar o garimpo, eu fui massacrado pela mídia. Hoje, queremos legalizar, mas o que é isso? Ouvir o parlamento, eu não vou tomar nenhuma decisão usando caneta Compac ou BIC“, garantiu.
Próximos passos
O presidente prometeu que vai enviar um pacote de medidas para o Congresso Nacional para que trechos da legislação brasileira, no que diz respeito à Amazônia, sejam alterados. De acordo com ele, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vai procurar os governadores da região para reunir propostas necessárias até a próxima quinta-feira (29).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS






