Bolsonaro recebe líderes da cúpula do Mercosul nesta quinta
O primeiro encontro de Bolsonaro será com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.
Por: Jovem Pan
Publicado em 05 de Dezembro de 2019 as 09:46 Hrs
O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta quinta-feira (5), da 55ª cúpula dos líderes do Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Durante o evento, que acontece em em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o brasileiro passará a presidência rotativa do grupo ao líder paraguaio, Mario Abdo Benítez.
Bolsonaro deve chegar ao Hotel & Spa do Vinho por volta das 9h45, onde se encontrará com o presidente do Paraguai. A partir das 11h, começa a reunião com todos os chefes de Estado, onde fará uma homenagem aos chefes pertencentes a cúpula.
A partir das 12h30, acontece uma cerimônia de assinatura de atas, seguida de uma foto oficial. Uma reunião de plantio das “Vinhas do Mercosul” está programada para anteceder o almoço.
Confira a programação:
11h: Reunião plenária da 55ª cúpula de chefes de Estado do Mercosul
12h30: Cerimônia de assinatura de atos
12h45: Fotografia oficial
12h50: Cerimônia de plantio das “Vinhas do Mercosul”
13h30: Almoço em homenagem aos chefes de delegação e de Estado
14h45: Declaração à imprensa
Bolsonaro deve, também aproveitar a oportunidade para anunciar investimentos na área da Saúde para o estado do Rio Grande do Sul.
Primeiro dia
Durante o primeiro dia de reunião, nesta quarta-feira (4), diversos temas foram debatidos, principalmente a questão da economia e livre comércio entre os países-membros do bloco.
Uma das novidades foi o acordo entre Brasil e Argentina para o aumento de voos semanais permitidos de um país ao outro, que estava há diversos anos sem resolução. Apesar de não ter sido anunciado formalmente, o número de voos deve passar, dos 133 atuais, para 170 semanais. Já os voos cargueiros não devem ser limitados.
O governo de Maurício Macri, que termina na próxima terça-feira (10), passou a contar com voos ligando Buenos Aires ao Rio de Janeiro e São Paulo, garantindo maior flexibilidade para uma revisão nesse processo.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Enersto Araújo, falou sobre o caso. “No Brasil certamente, e acho que nos outros países também, o Mercosul foi uma janela de esperança que se abriu, uma janela de modernização das economias. Uma expectativa de ser um instrumento de novidade, transformacional. E estamos recuperando essa vocação”, comentou.
A situação na Bolívia também foi discutida. Argentina e Uruguai divergiram sobre a situação do país, que está em crise institucional desde a renúncia do ex-presidente, Evo Morales.
O chanceler uruguaio criticou o reconhecimento por nações do bloco da presidente interina, Jeanine Áñez, não reconhecida por Montevidéu. Já ministro argentino disse que a crise começou ainda sobre o governo Morales e defendeu novas eleições na Bolívia o quando antes.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS