Bancadas de 7 estados registram nº suficiente para aprovar PEC do voto impresso
Em nenhum dos 9 estados do Nordeste houve maioria pela aprovação da PEC. O mais próximo disso foi Alagoas, estado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP)
Por: CNN
Publicado em 12 de Agosto de 2021 as 11:34 Hrs
As bancadas de 7 estados em 4 diferentes regiões do país registraram mais do que três quintos de votos favoráveis à PEC do voto impresso, rejeitada pelo plenário da Câmara na terça-feira (10) por não conseguir o quórum mínimo exigido para mudança constituicional (308 dos 513 deputados, ou 60% dos parlamentares).
O estado com maior adesão foi Rondônia, com todos os 8 deputados da bancada declarando apoio à proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. No vizinho Acre, na mesma região Norte, foram 5 em 8 votos, ou 63%.
Na região Centro-Oeste, também votaram sim 5 de 8 deputados de Mato Grosso. Dos oito deputados federais mato-grossenses, cinco votaram a favor da PEC, dois votaram contra e um estava ausente e não votou. Votaram a favor os deputados: Emanuelzinho (PTB), José Medeiros (Podemos), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PSL) e Neri Geller (PP). Os deputados Rosa Neide (PT) e Valtenir Pereira (MDB) votaram contra a proposta. O deputado Dr Leonardo (Solidariedade) estava ausente.
O Espírito Santo foi o único estado da região Sudeste a ter maioria a favor da PEC e em percentual mais do que suficiente para a aprovação: foram 8 votos favoráveis entre os 10 parlamentares capixabas.
A região Sul registrou outra curiosidade: houve quórum mínimo de três quintos nos três estados. Destaque para Santa Catarina, com adesão de 14 entre 16 parlamentares (88%). No Paraná, foram 20 apoios em 30 deputados (67%). Entre os gaúchos, houve os mesmos 20 votos, entre 31 parlamentares (65%).
Os critérios regionais foram apontados por deputados e dirigentes partidários ouvidos pela CNN para justificar os índices de traição nas bancadas partidárias que orientaram pela rejeição da PEC, mas viram parte significativa de seus parlamentares votando pela aprovação da emenda do voto impresso.
Em nenhum dos 9 estados do Nordeste houve maioria pela aprovação da PEC. O mais próximo disso foi Alagoas, estado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que tem 9 representantes e registrou empate. Foram 4 votos favoráveis e 4 contrários - por ser o presidente da Casa, Lira não votou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.






