Bancadas de 7 estados registram nº suficiente para aprovar PEC do voto impresso
Em nenhum dos 9 estados do Nordeste houve maioria pela aprovação da PEC. O mais próximo disso foi Alagoas, estado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP)
Por: CNN
Publicado em 12 de Agosto de 2021 as 11:34 Hrs
As bancadas de 7 estados em 4 diferentes regiões do país registraram mais do que três quintos de votos favoráveis à PEC do voto impresso, rejeitada pelo plenário da Câmara na terça-feira (10) por não conseguir o quórum mínimo exigido para mudança constituicional (308 dos 513 deputados, ou 60% dos parlamentares).
O estado com maior adesão foi Rondônia, com todos os 8 deputados da bancada declarando apoio à proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. No vizinho Acre, na mesma região Norte, foram 5 em 8 votos, ou 63%.
Na região Centro-Oeste, também votaram sim 5 de 8 deputados de Mato Grosso. Dos oito deputados federais mato-grossenses, cinco votaram a favor da PEC, dois votaram contra e um estava ausente e não votou. Votaram a favor os deputados: Emanuelzinho (PTB), José Medeiros (Podemos), Juarez Costa (MDB), Nelson Barbudo (PSL) e Neri Geller (PP). Os deputados Rosa Neide (PT) e Valtenir Pereira (MDB) votaram contra a proposta. O deputado Dr Leonardo (Solidariedade) estava ausente.
O Espírito Santo foi o único estado da região Sudeste a ter maioria a favor da PEC e em percentual mais do que suficiente para a aprovação: foram 8 votos favoráveis entre os 10 parlamentares capixabas.
A região Sul registrou outra curiosidade: houve quórum mínimo de três quintos nos três estados. Destaque para Santa Catarina, com adesão de 14 entre 16 parlamentares (88%). No Paraná, foram 20 apoios em 30 deputados (67%). Entre os gaúchos, houve os mesmos 20 votos, entre 31 parlamentares (65%).
Os critérios regionais foram apontados por deputados e dirigentes partidários ouvidos pela CNN para justificar os índices de traição nas bancadas partidárias que orientaram pela rejeição da PEC, mas viram parte significativa de seus parlamentares votando pela aprovação da emenda do voto impresso.
Em nenhum dos 9 estados do Nordeste houve maioria pela aprovação da PEC. O mais próximo disso foi Alagoas, estado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que tem 9 representantes e registrou empate. Foram 4 votos favoráveis e 4 contrários - por ser o presidente da Casa, Lira não votou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:52
Desinformação atrasa o sonho da casa própria para mais de 400 famílias em Aripuanã
Mesmo com o financiamento aprovado, as famílias deixam de concluir a compra; empreendimento tem apenas 45 unidades disponíveis
09:26
Alta do aluguel no Brasil reforça importância da casa própria em Aripuanã
Dados da FGV indicam pressão contínua sobre os preços de contratação em 2026
12:02
'Anaconda': Nem humor certeiro de Selton Mello salva homenagem tosca a filme original
Brasileiro se destaca com papel secundário, mas não compensa limitações da comédia estrelada por Jack Black e Paul Rudd que estreia nesta quinta-feira (25) no país.
11:45
Lula sanciona porte de arma para policiais legislativos dos estados e do DF
Com sanção presidencial, autorização passa a valer para toda a polícia legislativa do país; policiais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já possuem autorização
11:21
Dieese: Novo mínimo impactará em R$ 39,1 bi contas da previdência em 2026
Piso salarial no país passará a R$ 1.621, resultado de um reajuste nominal de 6,79%
11:11
Corpo de Bombeiros localiza criança de quatro anos que desapareceu em área de mata
Uma equipe de busca e resgate foi mobilizada, contando com o apoio de dois cães farejadores, Mike e Mari
10:10
Saiba quais os nomes preferidos pelos brasileiros para registrar os filhos em 2025
O levantamento leva em conta dados do Portal da Transparência do Registro Civil
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
MAIS LIDAS






