Bancada do PSL se reúne nesta terça para discutir futuro da sigla
Dentro da legenda há quem defenda a expulsão de, pelo menos, quatro deputados; surgiram também especulações sobre uma possível fusão com o DEM.
Por: Divulgação/PSL
Publicado em 15 de Outubro de 2019 as 10:15 Hrs
A bancada do PSL se reúne nesta terça-feira (15) na Câmara para discutir o futuro do partido, rachado depois das críticas do presidente Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira (14), o presidente recebeu no Palácio do Planalto os advogados Admar Gonzaga e Karina Kufa, que ficaram responsáveis em definir uma estratégia jurídica que garanta os mandatos dos deputados que decidirem sair do PSL, juntamente com o presidente Bolsonaro – se for essa a estratégia do grupo.
A tarefa não é simples, uma vez que as regras eleitorais são muito claras. O presidente Bolsonaro, na saída do Alvorada, foi perguntado sobre o encontro com os advogados, mas evitou falar do assunto.
O porta voz da presidência, Rêgo Barros, explica que ainda não há definição sobre os próximos passos do presidente. “O presidente analisa a situação referente ao seu posicionamento em relação PSL dia a dia. Ele usa uma metáfora, que lhe é usual: qualquer casamento é passível de divórcio.”
A reunião da bancada que acontece nesta terça deverá ser tensa. Dentro da legenda há quem defenda a expulsão de, pelo menos, quatro deputados. Surgiram também especulações sobre uma possível fusão com o DEM – uma das alternativas para evitar a chamada infidelidade partidária.
A ideia é vista com desconfiança. O deputado Coronel Tadeu, que não é considerado do grupo de Bolsonaro, até que tentou um encontro com o presidente, mas não foi recebido. Ele defendeu a necessidade de que seja aberto um canal de diálogo.
O deputado disse não acreditar nas ameaças de expulsão de parlamentares, mas afirmou que não se pode também descartar a possibilidade. Por isso, ele defende que todos sentem para conversar, deixando os interesses pessoais de lado. Afirmou ainda que os filhos do presidente também precisam baixar o tom e serem mais comedidos nas palavras e ações.
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, disse que espera que as disputas internas dentro do PSL não interfiram nas votações da Casa. Já o líder do governo na Câmara, o deputado Major Vitor Hugo, lembrou que o PSL poderia ter acabado se não fosse a eleição de Bolsonaro. O PSL elegeu apenas um deputado em 2014 e mais de 50 em 2018. Com isso o fundo partidário destinado à legenda também cresceu na mesma proporção.
Portanto, o discurso de que a briga nada tem a ver com dinheiro é rebatido por vários parlamentares que ressaltam que o problema gira em torno dos recursos, uma vez que até 2022 o PSL deverá receber cerca de R$ 737 milhões.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar